Muita da pesquisa que fazemos nos motores de busca da Internet são sobre assuntos muito precisos e objectivos. Sabemos o que queremos mas acabamos por ser inundados por outros resultados que gravitam em torno dos nossos objectivos e que nos fornecem apenas parte da informação que realmente queremos.
A Google, ciente deste problema resolveu dar mais um passo no sentido de melhorar a sua pesquisa, ao mesmos tempo que apresenta dados concretos e as respostas ao que realmente queremos saber. Tem o nome de Knowledge Graph e vai estar disponível para todos em breve.
O Knowledge Graph vem dar resposta a um desejo dos muitos milhares de utilizadores que diariamente usam a pesquisa da Google. As respostas às questões e às pesquisas que são feitas passam a estar concentradas na própria página de resultados.
Naturalmente que não vão ser todas as pesquisas que vão obter resposta do Knowledge Graph, mas as mais significativas e as que são mais objectivas vão ter a sua resposta apresentada.
Estes dados adicionais vão ser apresentados directamente na página de resultados de pesquisa do motor de pesquisa da Google, facilitando a utilização deste e melhorando ao mesmo tempo a utilização pois toda a informação significativa vai estar de imediato disponível.
Esta nova função agora apresentada resulta de um trabalho que foi realizado nos últimos dois anos e que levou a que o Google analisasse, recolhesse e catalogasse não apenas as páginas web mas também os seus conteúdos. Ao fim de este tempo conseguiram já recolher mais de 500 mil objectos e mais de 3,5 mil milhões de referências e relações entre estes objectos.
Passamos então a obter as respostas mas precisas sobre os temas mais comuns e objectivos, passamos a ter um resumo com os dados mais importantes e relevantes sobre os temas pesquisados e passamos a ter mais informação do que a que normalmente é apresentada, indo mais fundo nas questões sobre as quais necessitamos de mais informação.
Para já o Knowledge Graph stá apenas disponível para língua inglesa, mas existem planos, ainda sem datas específicas, para o alargar para outros idiomas, aumentando assim ainda mais a base de conhecimento e a informação apresentada.
No entanto, e apesar da limitação de idioma, o Knowledge Graph pode ser já usado em qualquer dispositivo, não se limitando ao browser do PC. Pode ser usado nos tablets ou telefones.
A Google dá assim mais um passo para conseguir concentrar nas páginas de resultados do seu motor de busca o máximo de informação e de resultados úteis. Cada vez mais os utilizadores deixam de ter a necessidade de sair para as páginas onde a informação se encontra para terem acesso ao que necessitam.
Por outro lado, toda a informação está ao alcance da Google e ninguém melhor que ela sabe onde a encontrar e catalogar da forma correcta e de fácil acesso.
Este reforço do motor de pesquisa vem dar uma melhor resposta às pesquisas feitas, através da filtragem da informação e na apresentação desta da forma mais simples e pronta a ser consumida.