Pplware

Kinect para Windows V2 chega às lojas neste verão

Uma das muitas invenções de sucesso da Microsoft foi o Kinect. Este acessório que surgiu para a Xbox 360 veio mudar a forma como nos relacionamos e interagimos com as consolas e até como jogamos.

O seu sucesso levou a que fosse transposta para o Windows a sua utilização, o que acabou por levar à sua utilização em projectos de diversos e que exploraram ao máximo este sensor.

Depois de ter estado a ser explorado pelos programadores num projecto piloto, foi agora revelada a forma final do novo Kinect para Windows. Este design está fechado e para o próximo verão estará à venda.

Quando apresentou ao mundo a sua nova Xbox One e os seus também novos periféricos, a Microsoft tinha prometido que, tal como tinha acontecido na versão anterior, também esta versão do Kinect seria disponibilizada para o Windows.

Os trabalhos para a criação dessa versão do Kinect têm avançado e agora foi anunciado este processo estará perto de estar terminado, tendo a parte de design sido dada como definida e pronta.

A imagem do novo Kinect para Windows, que teve por base a versão para a Xbox One, mostra-se similar à versão que lhe serviu de base.

Há pormenores que as tornam diferentes, como a ausência do logótipo da Xbox no topo, tendo este sido substituído pela palavra Kinect.

Outra ausência que pode ser vista é a troca do símbolo da Xbox (X dentro da esfera) por um simples led branco que indica o estado da Kinect.

Mas as diferenças continuam e podemos ver que esta nova versão vai ter dois componentes adicionais face à versão da Xbox One.

A presença de duas pequenas caixas permitem a alimentação e a ligação do Kinect ao PC. Estas caixas ligam-se entre si e garantem a transmissão dos dados entre o Kinect, via USB 3.0, e o PC e também a sua alimentação eléctrica.

A decisão de alimentar externamente o Kinect deve-se ao facto de muitas das portas USB dos PC’s não conseguirem fornecer energia suficiente para alimentar este periférico.

No Kinect da Xbox One estes componentes adicionais não existem e a ligação entre a consola e o periférico é feita com um simples cabo.

A transposição deste novo Kinect para o Windows vem alargar ainda mais as áreas e os projectos que vão poder ser desenvolvidos, muito graças aos novos sensores e às novas funcionalidades do novo Kinect.

O Kinect foi reinventado e extremamente melhorado para a Xbox One e agora vão ser os utilizadores do Windows a ter acesso a essas novas capacidades.

Se a versão anterior era já usada em situações que extravasavam a sua função, com o que o novo Kinect tem para oferecer, as potencialidades são agora muito elevadas.

Exit mobile version