A Força Aérea Portuguesa tem um novo avião que jé foi estreado num voo transatlântico. Trata-se do KC-390, é o primeiro de cinco que vêm substituir os Hércules C-130.
Está estreado o primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa. A primeira missão operacional desta aeronave foi um voo transatlântico entre o Brasil e Portugal. O avião está ao serviço dos comandos da Esquadra 506 – “Rinocerontes”.
KC-390 é uma aeronave com alcance intercontinental
O KC-390 é um avião multitarefas, com alcance intercontinental, capaz de executar operações como transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
Segundo é referido, é o primeiro de cinco aviões adquiridos por Portugal à empresa brasileira Embraer, resultado de um investimento de 827 milhões de euros, feito com o objetivo de substituir os Hércules C-130. O negócio também inclui a manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida e a aquisição de um simulador de voo.
Os KC-390 são aeronaves que possuem componentes produzidos em solo nacional, nas antigas fábricas da Embraer em Évora e nas OGMA, Alverca do Ribatejo, e a sua conceção implicou o investimento de 650 mil horas de trabalho da engenharia portuguesa, num trabalho desenvolvido pelo CEiiA.
O primeiro KC-390 tem também equipamentos padrão da NATO, “integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal”, e já foi aprovado pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN).