Foi anunciado há alguns dias, por Mark Shuttleworth, o nome do próximo elemento da família Ubuntu, o Karmic Koala, acompanhando a versão 9.10, que será lançada em Outubro de 2009, como é habitual nas actualizações semestrais da distribuição.
Deixamos de seguida, um excerto da comunicação oficial, via mailing list.
“Senhores e senhoras, deixem-me apresentar-vos o Karmic Koala, o novo membro da nossa menagerie aliterativa.
Quando estão à procura de inspiração além do da estagnação de funcionalidades do Jaunty, espero que pensem no Koala, a nossa mascote oficial do Ubuntu 9.10. E se me derem um minuto, mostrarei todos os objectivos a que nos propomos até ao seu lançamento.
Versão servidor
Um bom coala sabe como ver o que é importante sem se perder com muitos pormenores (“see the wood for the trees”), mesmo que a sua cabeça esteja nas nuvens.
O Ubuntu pretende manter o software livre a par do cloud computing (computação em nuvem) incluindo APIs do Amazon EC2, e tornando mais fácil para qualquer um, configurar a sua própria “nuvem” utilizando inteiramente ferramentas livres. Estamos ainda em fase Beta com a AMI base do Ubuntu a ser usada no Amazon EC2.
Durante o ciclo Karmic queremos que a submissão de aplicações para a cloud seja fácil, com aplicativos simples prontos a usar ou simplesmente adicionando uma imagem personalizada. O Ubuntu-vmbuilder torna fácil a criação de uma AMI personalizada, mas um portfólio de perfis de imagem standards permitirá uma colaboração mais simples entre pessoas que estejam a desempenhar tarefas semelhantes no EC2.
Não poderia o apt do Ubuntu tornar a selva da “Amazónia” mais fácil de navegar assim como, por exemplo, o APT?
E se quiser construir a sua própria cloud estilo EC2? De todas as árvores da floresta, a favorita de um coala é o eucalipto. O projecto Eucalyptus, da UCSB, permite-lhe criar uma cloud do estilo EC2 no seu data center, ou no seu harware. Não é coincidência que o Eucalyptus tenha acabado de ser integrado no universo e que seja parte do Jaunty – durante o ciclo Karmic esperamos fazer com que essas nuvens dancem, com crescimentos e decrescimentos dinâmicos de alocação de recursos dependendo da necessidade.
Um coala inteligente sabe que a melhor forma de conservar energia é adormecer, e nestes dias até os servidores se podem suspender e regressar da suspensão, por isso imagine se pudéssemos tornar possível a construção de uma funcionalidade de cloud computing que decrescesse a sua utilização de energia virtualmente para zero apenas fazendo uma sesta no calor do meio-dia, e acordasse apenas quando houvesse trabalho a ser feito.
Não há necessidade de beber da fonte da energia quando não há nada para se fazer. Se todos nós percebemos, o nosso Koala ajudará a destronar o mercado dos ursos. Se tudo isto soa um pouco aberto e confuso, então atingimos o ponto fulcral na futurologia da computação em nuvem.
Deixe-me convidá-lo para se juntar a nós na UDS [Ubuntu Developer Summit] em Barcelona, onde iremos definir exactamente o conjunto de funcionalidades a incluir em Outubro.
Versão desktop
As primeiras impressões contam. Estamos a seguir intensamente o desenvolvimento do kernel mode setting, que promete um arranque suave e livre de “piscadelas”. Consideraremos opções como o Plymouth da Red Hat [novo processo de arranque gráfico], para um arranque gráfico em todas as placas que o suportem. Fizemos há uns anos o ecrã splash com o Usplash, mas é altura de mudarmos para algo novo. Portanto as boas notícias são: o novo arranque será lindo. As más notícias são: não terão muito tempo para o apreciar! Demoram-se apenas 35 dias a construir um novo Koala, por isso achámos que deveria ser possível chegar a um desktop cheio de estilo muito mais rápido que o costume. O objectivo para o Jaunty num netbook é 25 segundos, portanto veremos quanto conseguiremos reduzir no Koala.
Estamos também com esperança em dar-vos um nosso sistema de login que complemente o arranque gráfico, que trabalhe tão bem para grupos pequenos assim como para instalações muito grandes.
Para aqueles que conhecem o Mini Me, ou que já possuem um Dell Mini, o Ubuntu Netbook Edition será actualizado por forma a incluir toda a última tecnologia da Moblin, e modificado para trabalhar ainda melhor em ecrãs verticalmente encurtados. Com milhões de netbooks Linux por aí, temos aprendido e adaptado a usabilidade para construir o Koala mais fofinho de sempre.
Queremos também garantir que o Netbook Remix se instala facilmente e trabalha brilhantemente qualquer hardware actual de netbooks, por isso considerem este apelo para testar o Ubuntu 9.04 se são orgulhos donos de um destes delicados objectos.
O desktop estará coberto de dedadas de designer – agora estamos entusiasmados em dar-lhe um novo look.O castanho tem servido bem, mas o Koala está a considerar outras opções. Venham à UDS para dar uma olhada no novo look.
(…)
Um Koala recém-nascido permanece cerca de 6 meses junto da sua família antes de se aventurar sozinho pela selva. Parece perfeito para um lançamento Ubuntu! Espero ver-vos em Barcelona, e ainda antes, na festa do lançamento o Jaunty. Até lá, fiquem bem.”