Os jovens “nem-nem”(que nem estudam nem trabalham) têm agora uma oportunidade para se candidatarem a uma bolsa no valor de 700 euros e criarem uma empresa.
O programa designado de Empreende Já é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude e estão já abertas as candidaturas.
O programa Empreende Já é destinado a 630 jovens (2 edições, 315 jovens por edição) com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos (Ação 1). Para a Ação 2 são selecionados os 180 projetos individuais ou coletivos (2 edições, 90 projetos por edição) melhor classificados no fim da Ação 1. As candidaturas estão abertas apenas até dia 6 de março. A bolsa tem a duração de um semestre, sendo os pagamentos mensais.
Carlos Manuel Pereira, do conselho diretivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude, revelou ao SOL que…
…na primeira ação, os jovens terão 250 horas de formação na área do empreendedorismo e aprenderão a realizar um plano de negócios. Na segunda parte, esse plano para negócios de cariz económico ou social será avaliado e serão selecionados 90 para terem um apoio de dez mil euros para avançar
Perfil de Inscrição
- Ter idade entre os 18 e 29 anos
- Residente em Portugal continental
- Estar inscrito no centro de emprego
- Escolaridade obrigatória completa
- Que não se encontrem a beneficiar de apoios concedidos ao abrigo de outras medidas previstas no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude.
- Saber mais aqui.
Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Portugal, 13 em cada 100 jovens até aos 34 anos não estudam nem trabalham. Este é um problema que o governo tem conhecimento e que agora, com esta medida, pretende dar os primeiros passos para a sua resolução.
Via: Empreende Já