A RTP iniciou a legendagem automática do Jornal 2, iniciativa que integra o projecto da RTP na área das Acessibilidades (pagina 884 do Teletexto).
O Jornal da Tarde e o Telejornal já dispõem deste serviço, que foi desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID Lisboa em colaboração com a RTP, baseia-se num Sistema Automático de Fala, o qual realiza a transcrição para texto do áudio reproduzido nos programas de televisão a partir de um vocabulário de cem mil palavras, actualizado diariamente com modelos de linguagem baseados em texto de carácter noticioso, anunciou o operador publico.
Esta versão do sistema apresenta as legendas em duas linhas de tamanho duplo, fundo preto e coladas no topo da pagina do Teletexto.
A transcrição da fala é mostrada em cores diferentes para os oradores masculinos (branco) e para os oradores femininos (amarelo). Como o sistema produz erros de transcrição apenas são visualizadas legendas cujo o grau de confiança do sistema de reconhecimento seja superior a 85%.
As legendas ficam activas durante um intervalo de tempo correspondente à duração respectiva do áudio produzido. A legenda apresenta uma tentativa de pontuação, algo mais difícil para fala espontânea.
Com este novo serviço, “a RTP visa num contexto bastante mais alargado que inclui outros segmentos de publico como jovens (estimulo à leitura), as comunidades estrangeiras residentes em Portugal (aprendizes do Português), as comunidades portuguesas residentes no estrangeiro e todos os falantes de português, assumindo-se com um elemento de promoção da língua portuguesa no mundo”, conclui. DN