Pplware

JMJ 2023: Veja a distribuição do número de telemóveis em Lisboa…

A Jornada Mundial da Juventude não é só um evento de desafios religiosos. Ao nível da tecnologia e telecomunicações, tendo em conta o número de pessoas presentes, são várias e exigentes as necessidades de manter o serviço disponível e com qualidade.


JMJ: Dados de sinal de telemóveis são obtidos a cada 5 minutos

Em 2017, a câmara municipal de Lisboa (CML) implementou uma Plataforma de Gestão Inteligente (PGIL). Esta é uma ferramenta que constitui o suporte tecnológico do Centro Operacional Integrado (COI) e permite dotar o município de Lisboa de ferramentas inovadoras de gestão colaborativa de ocorrências e eventos entre a Proteção Civil, Bombeiros, Policia Municipal e serviços operacionais da câmara municipal, integrando também a PSP e informação dos diversos operadores de infraestruturas da cidade.

De acordo com informações do seu Diretor, João Tremoceiro, “O município de Lisboa recebe a cada 5 minutos uma variedade de informação quantitativa e totalmente anónima sobre o número de telemóveis (TM) na cidade. Para garantir o anonimato, recebemos apenas dados quantitativos por quadrados de 200x200m. Para o dia-a-dia e também para grandes eventos como a JMJ em curso, esta e outras informações de apoio à decisão são disponibilizadas através da Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa. A imagem abaixo é um exemplo desse tipo de informação.

No dia 3 de agosto, às 15h55, é possível ver na imagem valores abaixo (verde) ou acima (vermelho) do normal, relativamente à média TM presente nas praças, à mesma hora e dia da semana, nas últimas 8 semanas. Valores abaixo ou acima do normal são aqueles que estão dois desvios padrão abaixo ou acima da média das últimas 8 semanas.

A informação para produzir tais imagens é obtida por triangulação. Pode saber mais informações sobre a Jornada Mundial da Juventude aqui.

Exit mobile version