Pplware

Já é possível correr algumas aplicações Android no Chrome OS

A integração dos sistemas operativos em várias plataformas é uma realidade que se procura há já muitos anos. A Microsoft pretende fazer isso com as suas várias versões do Windows e a Google anunciou na última I/O que pretendia fazer algo semelhante.

Depois de mostrar essa intenção conseguiu agora dar os seus primeiros passos reais nesse sentido ao anunciar que algumas aplicações Android pode já correr no Chrome OS.

A vantagem óbvia desta integração entre as várias plataformas em torno de um único sistema operativo é que permite aos programadores criarem aplicações que são transversais a essas mesmas plataformas e que com alterações mínimas ou até nenhumas conseguem estar presentes em qualquer uma delas.

A ideia da Google foi apresentada na última I/O e pretende que de forma transparente os utilizadores do Chrome OS possam ter instaladas e usar as aplicações do Android.

Esta vontade da Google foi desenvolvida desde a essa altura e agora a Google anunciou que as primeiras aplicações Android que podem correr no Chrome OS estão prontas e disponíveis para serem instaladas.

Para já são apenas 4 aplicações, seleccionadas e ajustadas para esta nova realidade pela Google em conjunto com as empresas que as desenvolveram inicialmente.

Não são 4 aplicações das mais marcantes do Android e a Google podia ter sido mais ambiciosa, mas conseguiram mostrar que é possível colocá-las a serem controladas pelo teclado e rato, num ambiente completamente novo e mais virado para a Web e também em ecrãs de dimensões superiores à de um tablet.

Essas aplicações, agora disponíveis na Chrome Store, são o Vine, o Duolingo, o Evernote e o Sight Words. Mas a Google já garantiu que está a trabalhar de forma intensa com um grupo selecto de programadores para nos próximos meses apresentar um leque ainda mais alargado de aplicações Android para o Chrome OS.

Apresentado em Junho deste ano, seria de esperar que a Google não o tivesse já tão desenvolvido e com uma oferta já disponível e tão funcional.

Com o nome App Runtime for Chrome (beta), este projecto pretende trazer para o mundo do Chrome OS as aplicações que já são oferecidas no Android e que assim conseguem alargar a sua presença noutras plataformas.

Como referimos antes, esta ideia não é nova e é já perseguida há já alguns anos, sem ainda um sucesso considerável. A Google parece ter sido a primeira a conseguir fazê-lo de forma mais simples e, segundo anuncia, com alterações mínimas às mesmas.

Vamos aguardar o que a concorrência tem para oferecer agora que está quebrada mais uma barreira. A Microsoft promete o mesmo para o seu Windows e também para breve, mas a um ritmo muito mais lento e dentro da evolução do Windows.

Exit mobile version