A etiqueta energética é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão do consumidor, aquando da aquisição de novos produtos consumidores de energia ou relacionados com energia, que ajuda na escolha de produtos energeticamente eficientes.
O modelo da etiqueta foi criada nos anos 90, mas em 2021 vai entrar em vigor uma nova etiqueta de eficiência energética de eletrodomésticos e outros produtos relacionados com energia.
A introdução das novas etiquetas energéticas será organizada em etapas, dependendo dos regulamentos específicos da União Europeia. Em 2021, as novas etiquetas serão implementadas nas lojas físicas e online para os seguintes cinco grupos de produtos:
- Aparelhos de refrigeração, como frigoríficos e congeladores, incluindo aparelhos de armazenagem de vinhos;
- Máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa;
- Máquinas de lavar louça;
- Ecrãs eletrónicos, incluindo televisores, monitores e ecrãs de sinalização digitais;
- Fontes de luz (lâmpadas).
Novas etiquetas energéticas para diferentes produtos
As novas etiquetas individuais estão disponíveis para sete tipos de produtos e têm novas informações como, por exemplo, classe de emissão de ruído, consumo de energia no modo HDR. As novas etiquetas energéticas podem ser encontradas aqui.
Por exemplo, a nova etiqueta para TVs e ecrãs eletrónicos tem:
- Introdução do código QR
- Consumo energético especificado para 1000h de operação
- Indicação de consumo energético para conteúdos em HDR para 1000h de operação e informação adicional para a classe de eficiência energética para conteúdos em HDR
- Desaparece a indicação de potência (W)
- Desaparece a indicação de interruptor
- Indicação do número horizontal e vertical de pixéis
A nova etiqueta entra em exibição nas lojas físicas e online a partir de 1 de março de 2021. Até lá mantém-se em vigor a etiqueta atual. Alguns fornecedores estão já a incluir na embalagem dos seus produtos a nova etiqueta, em adição à etiqueta atual.