A suite de produtividade da Apple sempre foi dedicada aos utilizadores dos seus sistemas operativos. Esta posição tem estado a mudar nos últimos tempos e a Apple tem procurado uma abertura maior, não ao oferecer versões para outras plataformas, mas ao torná-la gratuita para os utilizadores dos seus novos equipamentos.
Está também gratuita na Internet, para todos os que têm conta iCloud, onde todos podem experimentar a capacidade desta suite e ver o que ela tem para oferecer.
Mas esta semana a Apple abriu mais um pouco o jogo do que quer desta sua suite e apresentou novidades muito interessantes nesta suite de produtividade, na vertente alojada na Internet.
As novidades que foram apresentadas esta semana versão principalmente na capacidade de utilização do iWorks em ambientes de produção em equipa. Ao serem adicionadas as funcionalidades de colaboração em tempo real, um grupo de utilizadores podem trabalhar em documentos partilhados e assim contribuir para o resultado final em equipa.
Estas novidades estão para já disponíveis para testes na versão beta do iCloud e todos, desde que tenham conta iCloud, as podem testar.
As principais novidades estão distribuídas nas três aplicações do iWorks – Pages, Numbers e KeyNote – e não se limitam á possibilidade de cooperação em tempo real, que já existia desde que foi apresentada a nova versão do iWorks.
Estas novidades são apresentadas a todos os utilizadores quando acedem pela primeira vez a qualquer uma destas aplicações no iCloud Beta e incluem a possibilidade de organizar os documentos em pastas, a visualização da lista de colaboradores, a visualização dos cursores e texto seleccionado dos colaboradores e a possibilidade de imprimir directamente do menu Ferramentas.
A aplicação KeyNote e a Numbers foram as únicas que receberam novidades específicas. O KeyNote passou a ter a possibilidade de serem saltados slides, com um simples clique do botão direito do rato e no Numbers passou a ser possível reordenar as folhas numa folha de cálculo e criar links.
Estas novidades vêm colocar o iWorks do iCloud um pouco mais perto do que a concorrência oferece neste tipo de ferramentas e de plataformas. Esta é uma aposta que está a ser seguida pelas empresas que apostava no mercado dos computadores pessoais e que agora vêm os utilizadores a transitarem para as plataformas Web, que lhes oferecem uma maior mobilidade de uma facilidade de acesso muito maior.