Num período em que começaram a ser realizados os primeiros reembolsos do IRS e que se aproxima a fase de entrega para os trabalhadores independentes há também novidades nas tabelas do IRS que irão afectar já o vencimento de Maio.
A noticia foi avançada pelo Correio de Manhã que revela que «A maioria dos portugueses vai ver o seu salário alterado em Maio. A razão desta mudança prende-se com a entrada em vigor das novas tabelas de IRS». Segundo o jornal, «o diploma será aprovado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ainda esta semana e depois enviado para publicação no Diário da República na próxima semana, de modo a que os ordenados de maio sejam já processados de acordo com os novos valores de retenção na fonte».
Em termos gerais, as novas tabelas introduzem essencialmente duas alterações: primeiro o quociente familiar (subsídio por deduções fixas por filho) vai acabar e os escalões do IRS vão ser actualizados em 0,5%. De salientar que estas alterações “derivam” do Orçamento de Estado.
Na prática com estas alterações que estão previstas, os trabalhadores com mais rendimentos e com filhos serão penalizados. Estas alterações beneficiam apenas os contribuintes que têm ordenados até aos 950€.