Pplware

IRS: Faça já contas ao ordenado que vai receber em Maio

Tal como tínhamos informado é já em Maio que vão existir mudanças nos ordenados! Esta situação acontece porque há novidades nas tabelas de retenção na fonte que afectam já os ordenados deste mês. Conheça as principais novidades.

O Governo publicou ontem as novas tabelas de retenção do IRS. Estas tabelas deverão conjugar-se com as tabelas relativas à sobretaxa.

Segundo as novas tabelas de retenção na fonte, os solteiros e casados que não tenham filhos vão fazer em Maio a mesma retenção na fonte que faziam em 2015 para os três níveis de rendimento que a agência Lusa comparou (805 euros, 1.545 euros e 3.069 euros brutos por titular) e que os agregados com um filho vão passar a fazer uma retenção na fonte inferior para o nível mais baixo de rendimentos e superior para os outros dois.

Solteiros

Um solteiro sem filhos fará em Maio a mesma retenção na fonte que fazia em 2015.:

Se não for casado, com ou sem filho, confira qual deverá ser a sua retenção.

Casados, 2 titulares

A partir de Maio, um casal sem filhos e com um rendimento bruto mensal de 805 euros cada um vai continuar a fazer uma retenção na fonte de 68 euros. Se o casal, com esse rendimento, tiver um filho vai fazer uma retenção na fonte de quase 45 euros.

Já um casal que não tenha filhos e em que cada um receba 1.545 euros por mês continua em Maio a fazer a mesma retenção na fonte, de cerca de 277 euros por mês. Mas, se o mesmo casal tiver um filho vai passar a fazer uma retenção de 265,5 euros a partir de maio, mais 1,5 euros do que fazia em 2015.

Caso cada titular aufira 3.069 euros por mês, este casal fará em Maio a mesma retenção que fazia em 2015 se não tiver filhos (de 855 euros) mas, se tiver um filho, a retenção na fonte será de 840 euros em Maio.

Pensionistas

Já um casal de pensionistas (quer seja casado ou não casado) em que cada elemento receba 805 euros mensais fará em Maio uma retenção de 48 euros por mês, o mesmo valor que já ficava retido no ano passado.

No caso de auferir 1.545 euros por titular vai continuar a fazer em Maio a mesma retenção na fonte que fazia em 2015 (de 247,5 euros) mas, se o rendimento por titular for de 3.069 euros, vai passar a fazer uma retenção na fonte inferior a partir de maio face ao que ficava retido em 2015 (de 870 euros, ou seja, menos 45 euros).

Novas tabelas de IRS

Exit mobile version