As assistentes virtuais estão hoje presentes em vários sistemas e serviços. No âmbito da Web Summit, o Instituto de Registos e do Notariado (IRN) apresentou a Irene. Esta assistente tem como missão ajudar os utilizadores sobre o Cartão de Cidadão.
Se tem alguma questão sobre o Cartão de Cidadão… pergunte à Irene!
Se tem dúvida do CC… pergunte à Irene
Embora ainda esteja em fase piloto, a Irene já pode ser usada. Disponível 24/7, logo a partir da página de entrada do site do Instituto de Registos e do Notariado (IRN), é capaz de responder a dúvidas dos cidadãos sobre o Cartão de Cidadão, mas principalmente, sugerir a melhor opção para quem precisa de renovar o documento de identificação, mediante casos em concreto.
De acordo com o Vice-presidente do IRN…
Além de responder a um conjunto de questões, a Irene enceta uma conversa em que coloca um conjunto de perguntas ao cidadão, para perceber qual é a sua situação em particular e assim poder criar uma experiência otimizada na renovação do Cartão de Cidadão
Quando a renovação através da internet não é possível, a assistente virtual consegue ajudar os cidadãos a encontrarem o balcão mais adequado, tendo em conta o concelho preferencial e se a deslocação é feita através de transportes públicos ou viatura própria.