Ainda nem 24 horas tinha passado sobre o inicio da comercialização do novo iPhone e já surgiram fotografias no Twitter de um aparelho destes com o jailbreak feito.
Este feito foi conseguido e mostra já um grande avanço no que toca a conseguirem quebrar o novo iOS da Apple no seu novo dispositivo móvel. Depois do JailBreak apresentado na semana passada, faltava apenas este dispositivo ser quebrado.
Este feito foi realizado por Grant Paul (chpwn), um respeitado membro da comunidade que se dedica a quebrar os bloqueio dos iDevices. Depressa se apressou a colocar no Twitter uma mensagem onde mostra um iPhone 5 com a aplicação Cydia a correr.
O Jailbreak que foi apresentado na passada semana estava ainda limitado a alguns equipamentos (iPhone 4 e 3GS) e ainda era tethered, o que significa que sempre que reiniciarem o vosso iDevice vão ter de recorrer a esta ferramenta para lhe fazer o jailbreak.
As imagens publicadas mostram o Cydia a correr num ecrã com as dimensões do iPhone 5 e é inequívoca a presença do ícone do Cydia no ecrã principal do iPhone.
Haviam algumas dúvidas sobre a veracidade deste jailbreak, mas a comunidade tem um grande respeito sobre o trabalho realizado por chpwn, o que indiciava uma quase certeza sobre este feito. Para confirmar este feito, MuscleNerd, outro respeitado membro desta comunidade, partilhou no Twitter o tweet originalmente publicado por chpwn.
Apesar do jailbreak agora apresentado por chpwn, ainda vai decorrer algum tempo até que seja disponibilizada de forma genérica uma solução. Não é normal conseguir-se um feito destes num processador completamente novo e ainda pouco ou nada conhecido.
Teremos de esperar mais algum tempo e desenvolvimentos para que possamos aplicar o jailbreak a todos os iDevices, mas o caminho a ser trilhado está de certeza bem identificado. Depois de ultrapassada a questão do tethered tudo ficará mais simples.
Mais uma vez os programadores independentes e a comunidade que se dedica ao Jailbreak conseguiram dar a volta a todas as limitações e imposições que a Apple coloca nos dispositivos que comercializa.