Pplware

IPGuarda abre novo curso de Técnico Superior Profissional em Indústria Automóvel

A Indústria Automóvel está a mudar e as necessidades por pessoal qualificado são reais. Perante esta realidade e pela constatação da necessidade de técnicos com formação superior por parte das unidades fabris de componentes automóveis na região da Guarda, o Instituto Politécnico da Guarda abre agora um novo curso inovador de Técnico Superior Profissional em Indústria Automóvel.


Técnico Superior Profissional em Indústria Automóvel

O curso de TeSP Indústria Automóvel resulta da constatação da necessidade de técnicos com formação superior por parte das unidades fabris de componentes automóveis na região da Guarda, nomeadamente: ACI, SODECIA, COFICAB e DURA.

Estas quatro empresas da indústria de fabrico de componentes automóveis em conjugação com a autarquia da Guarda e o Instituto Politécnico da Guarda, decidiram criar o referido TeSP para suprir a carência de técnicos com formação superior nas suas unidades fabris. As referidas instituições também estão envolvidas na formação do Cluster Automóvel da Guarda que irá dar origem e um centro de excelência na investigação na área da Indústria Automóvel.

Este é um curso inovador ao nível dos estágios intercalares por área de conhecimento (áreas nucleares) e desenvolvido tendo em conta as necessidades das empresas do ramo automóvel. A empregabilidade é uma das garantias e, assim, constitui um contributo para a criação de um centro de excelência da Indústria Automóvel na região da Guarda.

 

Articulação com o nível 4 do QNQ existente na região

O CTeSP Indústria Automóvel visa a formação de profissionais qualificados para a indústria automóvel. Este CTeSP adequa-se na íntegra à prossecução da formação dos alunos dos cursos profissionais de nível 4, na área da manutenção e de mecanotecnia lecionados nas escolas situadas na cidade da Guarda e regiões envolventes.

 

Articulação com o nível 6 do QNQ existente na região:

Os diplomados deste TeSP poderão prosseguir os seus estudos superiores ingressando nas seguintes Licenciaturas: Energia e Ambiente, Engenharia Informática, Design de Equipamento e Gestão. Esta possibilidade encontra-se patente no plano de estudos do TeSP através da presença de várias unidades curriculares passíveis de creditação em algumas unidades curriculares das referidas Licenciaturas.

Adicionalmente o IPG está a estudar a possibilidade de criação de um curso de licenciatura em Engenharia Mecânica ou um curso de engenharia na área da indústria automóvel, com uma forte componente em gestão em articulação com as empresas do setor da indústria automóvel.

 

Qualificação: Perfil profissional

Identificar e caraterizar os principais materiais utilizados na conceção de componentes para a Indústria automóvel, com conhecimentos alargados sobre as principais as tecnologias e processos de fabrico e respetivos sistemas de automação e controlo. Colaborar na programação da produção, planear, coordenar e supervisionar as atividades de uma ou mais áreas da produção, tendo em vista a otimização do processo produtivo, de acordo com os procedimentos do sistema integrado de gestão.

 

Atividades principais do perfil profissional:

IPG – CTeSP Indústria Automóvel

Exit mobile version