A tecnologia está, cada vez mais, inserida nas escolas, um bocadinho por todo o mundo. E o seu papel vai tendo uma importância cada vez maior, já havendo até mesmo Sistemas Operativos indicados para estudantes.
No entanto, se os nossos alunos aprendem com o recurso ao Magalhães, já os alunos Nova Iorquinos estão a começar a utilizar iPads para as suas actividades escolares.
Já neste ano lectivo de 2011, os alunos de Nova Iorque, nos Estados Unidos, recomeçaram as suas aulas com um novo material escolar: o iPad. E esse iPad não foi colocado no sapatinho pelos pais, mas sim pela própria escola.
Esta ideia ocorreu em várias instutuições educacionais de Nova Iorque, e consiste em fornecer iPads aos alunos, como uma ferramenta escolar, para que estes possam aprender melhor Kafka em multimédia, a História através de jogos, e Matemática através de sofisticadas animações passo-a-passo, que ensinam problemas complexos.
Foi logo no dia 20 de Dezembro que os alunos, e professores, da Roslyn School, em Long Island, receberam 47 iPads, faltando ainda muitos para todos os 1.100 alunos.
O objectivo é que o gadget seja utilizado tanto na escola como em casa, para substituir livros didácticos, e que permitam aos alunos estar em contacto com professores, entregar trabalhos, e guardar um portfólio com toda a sua avaliação escolar.
No entanto ainda há quem veja, com pé atrás, a entrada das tecnologias na educação, pois para Larry Cuban, um professor emérito de educação da Universidade de Standford “Existe muita pouca evidência de que as crianças aprendem mais, mais rápido ou melhor, ao usarem estas máquinas. […] iPads são ferramentas maravilhosas para envolver crianças, mas a novidade desgasta, e fica-se com as mesmas questões sobre o ensino e o aprendiz”, e diz também, que o dinheiro seria melhor gasto se recrutassem e treinassem mais professores.
Já para os directores da escola, o iPad é uma ferramente poderosa, versátil, e com uma infinidade de aplicativos com fins educacionais.
Por sua vez, aos professores, agrada-lhes o design do iPad, e os alunos vêem nele a vantagem do pouco peso, pois traz-lhes alívio na mochila.
Os elogios não são escassos, e o Director da Escola de Ensino Fundamental South Mountain, Scott Wolfe chega mesmo a referir que o iPad “poderia muito bem ser a maior aposta tecnológica das escolas desde o retroprojector.”
Mais de 2.000 iPad já foram pedidos pelas escolas públicas de Nova Iorque, e até mesmo as crianças nos Jardins de Infância já os estão a utilizar.
Quem sai a ganhar com esta iniciativa, é a própria Apple, mas segundo as Escolas, a Empresa de Steve Jobs apenas tem oferecido um desconto de 10% na compra dos iPads.
No entanto parece que os iPads nas escolas agradam à maioria, e segundo Daniel Brenner da Roslyn School, os iPads ajudam a nível financeiro, como na redução de impressão de livros didácticos e “não se trata apenas de um gadget fixe, estamos a falar de mudar a forma como esninamos na sala de aula”.
Será o iPad nas escolas vantajoso para a educação dos jovens? Quem aprenderá melhor: Os Nova Iorquinos com iPad, ou os Portugueses com o Magalhães?