A tecnologia que temos ao dispor, a mais trivial que existe, não se limita às mais básicas das funcionalidades. Os dispositivos de hoje são super máquinas que bem usadas podem salvar vidas… Até no ar!
Foi mesmo assim, quando um monomotor perdeu o sistema eléctrico e, só com a ajuda de iPads, os tripulantes da aeronave conseguiram sair vivos desta aventura!
>
Tinha tudo para ser um voo como tantos outros que este casal realizara, contudo, durante o voo que entre Wyoming e Wiscosin, o monomotor de um casal, cujas identidades não foram reveladas, teve um grave problema eléctrico que desligou todos os sistema de navegação.
O casal teve de recorrer a aplicações de navegação que lhes permitiram, para além dos poucos dados que tinham, como velocidade do vento e indicadores de altitude, chegar ao aeroporto de Rapid City.
“Ele tinha que ser um óptimo piloto” disse Tim Daly, chefe do Departamento de Bombeiros, à Associated Press.
Já no passado se falou na importância destes dispositivos a bordo e cada vez mais, pela sua precisão, autonomia e qualidade de dados, estes podem ser um complemento.
Apps como ForeFlight Mobile, Garmin Pilot, MyRadar, Flight Review ou mesmo o Sporty’s Aircraft Checklists, poderão ser determinantes. São apps desenhadas para pilotos e por profissionais experientes no mundo da aviação.