Pplware

iPad 3 em Março e Super iPad 4 em Outubro?

Não têm faltado rumores sobre o lançamento de dois iPad em 2012. O primeiro a sair para o mercado tudo indica que será o iPad 3 previsto para Março, dia 7 provavelmente, logo seguido por um iPad 4 com funcionalidades que se esperam inovadoras em Outubro de 2012. Inúmeras fontes têm apontado para a introdução de um ecrã HD já na 3ª geração do iPad. Contudo novos rumores surgem agora a referir que quem quiser mais do que o iPad 3 irá oferecer, como uma resolução de ecrã de 2048 x 1536 pixéis e maior vida útil da bateria, terá que esperar pelo iPad 4 para bastantes novidades.

Mas… será mesmo que haverá dois iPads num único ano? E o que poderá trazer de inovador cada um dos modelos?

O “iPad 4”, segundo o site Digitimes, vai manter-se com o tamanho do ecrã de 9,7 polegadas e, presumivelmente de maior resolução que o iPad 3. Mas as grandes características do iPad 4 irão debruçar-se num hardware muito mais generoso e numa verdadeira revolução na experiência e nas aplicações que vêm de origem. A Apple está atenta aos rivais com os sistemas operativos Android ICS e o Windows 8 (esperado no terceiro trimestre deste ano) e como tal a reestruturação da experiência com o utilizador, nomeadamente na reestruturação das aplicações existentes, será uma resposta aos seus adversários.

As alterações relativamente moderadas no iPad 3 indicam que permitirá à Apple fazer o que muitos acham impensável: comercializar um tablet com um ecrã de alta resolução e mesmo assim reduzir o preço. A estratégia da Apple passará por uma competição agressiva de preços retirando 100 dólares ao que custa actualmente o iPad 2 e comercializar o modelo de entrada de linha do iPad 3 a $399.

Por muito interessantes que estas notícias possam soar, definitivamente não é a primeira vez que se ouve falar no lançamento de mais do que um iPad no mesmo ano. Aliás, esta estratégia de um modelo de iPad com ecrã HD e outro modelo mais revolucionário já eram um rumor que subsistia em 2011. Esses planos que existiam por parte da Apple terão sido alegadamente adiados após ter chegado à conclusão que não conseguia assegurar um fabrico massivo de ecrãs de 2048 x 1536 pixéis.

Ainda assim, o investimento da Apple na cadeia de fabrico e abastecimento já provou dar frutos. São estas estruturas que permitem hoje em dia oferecer a preços competitivos tablets com qualidade de construção elevada e ecrãs de elevado contraste e qualidade.

Como sempre, os rumores são esparsos em detalhes e não os devemos levar como verdades universais ou como completamente falsos. Paira ainda uma nuvem acerca do que irá consistir o iPad 4 e até que ponto irá a “generosidade” da Apple na componente de hardware (que não duvidamos que já esteja quase em fase de fabrico). Será que irá pela primeira vez estrear um A6 com um processador quad-core? E no campo da autonomia, será que podemos esperar também grandes avanços? Talvez não tenhamos que esperar muito tempo para termos a resposta a estas perguntas.

Como já falámos anteriormente, a Apple não lançará dois iPads 3, isso seria uma aposta fora de contexto, seria um passo atrás nas expectativas dos seus clientes, mas um iPad 4 com elevada performance onde, aproveitando os recursos tecnológicos num final de ano, não será de todo descabido.

Exit mobile version