Pplware

IOS5 vai alertar para terramotos no Japão

Uma das últimas grandes tragédias a atingir o planeta terra foi o terramoto que abalou o Japão e o consequente tsunami que ocorreu em Março deste ano. Caso tivessem sido alertadas mais cedo, muitas das vítimas desta tragédia poderiam ter-se salvo, evitando-se assim o elevado número de mortes que ocorreram.

A Apple resolveu adicionar uma funcionalidade ao seu futuro sistema operativo para os iDevices, o iOS5, quer permitirá alertar as pessoas para estas situações.

A Apple resolveu adicionar ao seu iOS5 uma funcionalidade que permite que os utilizadores do iPhone sejam alertados para a possibilidade de ocorrência de um sismo e assim possam tomar as medidas necessárias.

Estes alertas vão ser possíveis graças ao muito avançado sistema de detecção de sismos que o Japão possui. O iOS estará em contacto permanente com este serviço e em caso de alarme enviará alertas para os utilizadores.

Naturalmente que este serviço apenas estará disponível para todos os que usem iPhone e estejam no Japão.

A novidade que a Apple agora está a implementar estava já disponível através de algumas aplicações que eram bastante famosas no Japão, pois permitiam dar alguma margem de alerta a todos os que as usavam, em caso de um sismo.

A forma de activar esta funcionalidade é bastante simples, basta moverem o botão para a posição de ligado e o sistema começa a funcionar. Está indicado na activação do serviço que este consome muita bateria, pois está permanentemente ligado ao serviço de alertas anti-sismo do Japão.

The earthquake early warning/alert.

When the setting is on, your battery life may be reduced.

No Japão o serviço de alertas de sismo está desenhado para avisar toda a população de uma determinada área através de alertas via televisão, rádio e SMS.

No caso dos SMS’s, estes alertas são enviados através de Difusão Celular, sendo que todos os equipamentos 3G fabricados nesse país estão obrigados, por lei, a terem o serviço de SMS-CB. No entanto muitos dos equipamentos fabricados fora do Japão não incluem esta funcionalidade.

Esta novidade vem reforçar todas as medidas que a Apple tomou em Março e que permitiram aliviar um pouco o sofrimento de todos os que se viram afectados por este cataclismo.

Lembramos que o próprio Steve Jobs enviou uma mensagem a todos os funcionários da Apple no Japão a oferecer todo o apoio e ajuda necessária. A própria Apple deu, através das suas lojas, abrigo, água e a acesso à Internet a todos os que procuravam auxilio.[via]

Exit mobile version