A permissão dos dados de localização é requisito para o ótimo funcionamento de determinadas apps e nós, enquanto utilizadores, damos essa permissão sem questionar bem o que vai ser feito a essa informação. Mas estes dados podem estar a ser vendidos a terceiros.
Segundo um grupo de investigadores, há quem esteja, silencionamente, a fazer dinheiro com a sua localização através de diversas apps para iOS.
Um grupo de investigadores da área da segurança, GuardianApp, firma que existem dezenas de aplicações populares para iOS que estão a partilhar silenciosamente os dados de localização de “dezenas de milhões de dispositivos móveis” com empresas de monetização de dados de terceiros.
Destas apps, quase todas exigem acesso aos dados de localização do utilizador para funcionar corretamente. Entre elas existem aplicações de meteorologia e de desporto. Talvez por serem apps gratuitas, vendem estas informações de forma a gerar mais dinheiro por download.
Em muitos casos, as aplicações enviam locais precisos e outros dados confidenciais identificáveis de forma permanente e, muitas vezes, com “pouca ou nenhuma menção” de que os dados de localização serão partilhados com terceiros, referem os investigadores.
Acredito que as pessoas devem poder usar qualquer aplicação que desejarem nos seus telefones sem receio de que conceder acesso a dados confidenciais possa significar que esses dados serão enviados silenciosamente para alguma entidade desconhecida e com quem não desejam fazer negócios.
Refere Will Strafach, investigador do GuardianApp.
Os investigadores encontraram pelo menos 24 aplicações populares para iPhone que estavam a recolher dados de localização para saber onde uma pessoa está e o que visita. Essas empresas de monetização de dados, além de recolherem dados a partir da informação do Bluetooth e redes Wi-Fi, também recolhem outros dados do dispositivo a partir do acelerómetro, estado da carga da bateria e nomes de redes móveis.
O pagamento por estes dados aos programadores das apps não ocorre em todos os casos, mas ocorre muitas vezes. Embora muitos programadores afirmem que a recolha não incide sobre informações que identifiquem os utilizadores, a verdade é que as coordenadas de latitude e longitude podem fixar uma pessoa em casa ou no trabalho.
Lista das apps referidas pela investigação:
- ASKfm
- NOAA Weather Radar
- Homes.com
- Perfect365
- C25K 5K Trainer
- Photobucket
- Roadtrippers
- Tapatalk
- YouMail: Voicemail Upgrade
- Weather Live – Local Forecas
- Tunity
- The Coupons App
- SnipSnap Coupon App
- ScoutLook Hunting
- QuakeFeed Earthquake Alerts
- PayByPhone Parking
- MyRadar NOAA Weather Radar
- My Aurora Forecast
- Moco – Chat, Meet People
- Mobiletag
- GasBuddy
- Coupon Sherpa
- Code Scanner by ScanLife
- Classifieds 2.0 Marketplace
Na investigação do GuardianApp pode encontrar mais detalhes sobre os dados recolhidos e partilhados por cada uma das aplicações.