A nova versão do iOS 7, a beta 4, foi lançada hoje a meio da tarde. As novidades foram já apresentadas e analisadas para que se vejam o que esta versão traz de novo e o que podemos esperar dos trabalhos que estão a ser feitos pela Apple para este seu novo sistema operativo para os seus dispositivos móveis.
Se a maioria das novidades são apenas cosméticas e de correcção de problemas entretanto encontrados, houve que estivesse a analisar a fundo esta nova versão e tenha descoberto novidades que apesar de esperadas, não passavam de rumores sem grande fundamento.
Um conhecido e curioso developer do iOS, Hamza Sood, esteve a analisar em detalhe a versão Beta 4 do iOS 7 e descobriu uma novidade muito interessante e que poderá confirmar alguns rumores que se falaram sobre o suposto novo iPhone que será lançado muito em breve.
Num dos ficheiros do novo iOS foi encontrada uma prova que pode confirmar que a Apple se prepara para incorporar num futuro muito próximo um sensor biométrico no iPhone.
O ficheiro que foi encontrado na secção Accessibility e contêm referências para explicar a forma como pode ser feita a identificação de um utilizador através da sua impressão digital.
Não existe ainda uma certeza de que o novo iPhone estará equipado com esta tecnologia, mas a recente compra por parte da Apple da Authentec indicava já uma intenção desta de incorporar este tipo de tecnologias nos seus equipamentos futuros.
Os rumores que davam como certa a sua inclusão no novo iPhone, que poderá ser lançado já no dia 06 de Setembro, ficam agora com um maior grau de confirmação e ficam presentes ainda mais indícios de que a Apple poderá estar a testar esta tecnologia nos seus equipamentos futuros.
As possibilidades de utilização desta tecnologia são muitas, desde a simples identificação dos utilizadores nos seus equipamentos até à criação de perfis para permitir que vários utilizadores usem os dispositivos.
Temos ainda de ter presente que não é a primeira vez que a Apple incorpora componentes no iOS que depois acabam por ser removidos mais tarde, não se concretizando e acabando por ser eliminados de forma definitiva.
O que se sabe é que o novo iPhone deverá ser algo de revolucionário face à concorrência para conseguir ultrapassar o que esta tem apresentado. A fasquia está alta, mas provavelmente a Apple conseguirá ultrapassá-la.