Pplware

IOFIT: Samsung criou ténis inteligentes que ajudam nos treinos

Os planos da Samsung para o MWC estão definidos. A chegada de novos smartphones é praticamente já uma certeza, mas a empresa sul-coreana parece ter na manga mais um novo produto. O IOFIT vai chegar e mostrar que a Internet da Coisas está também a chegar ao desporto e em concreto, aos ténis que usamos para treinar.

Estes novos ténis que a Samsung ajudou a criar, são uma aposta numa nova área onde a tecnologia ainda não chegou em força. Os IOFIT vão ajudar nos treinos dos atletas, registando um conjunto de valores associados à postura e à forma como é exercida força nos pés. O foco principal será o fitness e o golfe.

Cada sapato terá embebidos diversos sensores que vão medir a força em vários pontos ao longo do pé e que podem depois determinar o equilíbrio, distribuição de peso, centro de gravidade e muito mais.

Para gerir toda essa informação, estará associada aos IOFIT, uma aplicação que permitirá avaliar todo o exercício físico bem como a postura dos atletas.

Os IOFIT são uma criação que a Samsung agraciou no seu projecto de incubação de ideias C-Lab e que vão ser apresentados no MWC, já na próxima semana.

Depois disso e mais perto do Verão, os IOFIT vão entrar numa campanha de crowdfunding, com os preços pensados de 149 dólares para a versão fitness e 199 dólares para a versão golf. A Salted Venture, criadora do IOFIT, espera em breve conseguir meter estes seus sensores em ténis de outras marcas e atacar também outras áreas de desporto.

Os IOFIT são apenas o primeiro exemplo da forma como o desporto pode tirar partido de toda a informação que pode ser recolhida e processada, dando uma nova perspectiva à forma como é feito o treino e como este pode ser melhorado.

Estas áreas de desenvolvimento começam agora a ser exploradas e produtos como os IOFIT começam a surgir, trazendo a tecnologia para mercados ainda por explorar.

IOFIT

Exit mobile version