Pplware

Internet sem moradas de IP, até 2010

O protocolo IPv4, que salvaguarda a existência de endereços de IP num limite compreendido entre quatro mil milhões, está a esgotar. Entrevistado pela BBC Vint Cerf, o “pai” da Internet, afirmou que com o aparecimento de novos dispositivos móveis com ligação à rede, acelerou o limite do mesmo para uns curtos 3 anos.

As operadoras de Internet deverão adoptar o protocolo IPv6, que apesar de já existir há algum tempo ainda nenhuma operadora o decidiu adoptar. Vint Cerf, afirmou na entrevista que caso não sejam implementadas novas moradas de IP, referentes ao protocolo IPv6, o esgotamento do protocolo existente levará à incapacidade de conexão dos novos aparelhos móveis à web. Até 2010 poderá deixar de haver espaço para novas moradas.

Citando o próprio: “Se secarmos a fonte do IPv4 não quer dizer que a Internet deixe de trabalhar. Mas quem queira uma morada em IPv4 não vai tê-la”…. “

Se tivermos uma Internet que não suporte IPv6, não ter uma morada em IPv4 significa que não vamos ter Net”…

O protocolo IPv6 está na gaveta há cerca de 10 anos relembra Cerf.

Um dos problemas levantados pelo Guru da Internet é a incompatibilidade dos dois protocolos, na prática as operadoras terão de suportar os dois, o que implicará um aumento substancial dos custos. A ser implementado o IPv6 albergará um número quase infinito de moradas, salvaguardando as ligações durante várias décadas.

Para Vint Cerf esta deverá ser a última entrevista enquanto director do ICANN, órgão regulador da Internet, o mesmo prepara-se para abandonar o cargo ainda este ano.

Exit mobile version