Há uma nuvem negra por cima do Internet Explorer. Nuvem que deriva de alguns anos de displicência (no meu ponto de vista) na forma de cuidar do Internet Explorer 6, deixando-o ruir com o ideal de navegação segura. Isso pertence ao passado! A Microsoft desde o nascimento do Internet Explorer 7, tem estruturado o seu browser sobre dois grandes pilares: segurança e rapidez.
Na semana de 16 de Março, será lançada a versão final. Já vimos que o Internet Explorer 8 atingiu a maioridade e prepara-se para bater a concorrência em diversas frentes, mas os principais alvos são os dois pilares que referi, este será o browser mais seguro e mais rápido.
Claro que estes valores são suportados por agências independentes que monitorizam os produtos segundo critérios acima de suspeita. Falo por exemplo na Secunia que avaliou o desempenho dos browsers no passado ano de 2008 e conclui que o Internet Explorer foi o mais seguro. Existem conclusões muito interessantes que podem ver, recolham este PDF com as amostras dos testes e relatórios feitos pela Secunia.
Também a Microsoft, comparou o seu novo produto com a concorrência. Não podemos esquecer que estamos a falar no browser mais utilizado no mundo e que suporta os mais vários conteúdos disponibilizados na Internet. A rede mundial que nos tempos modernos envia todo o tipo de dados para o suporte online.
A conclusão pode parecer adversa, mas tem uma credibilidade sobre os mesmos pressupostos que todos os outros estudos feitos: o Internet Explorer 8 é o mais rápido navegador em comparação com os seus mais directos concorrentes.
Este foi um browser talhado pelos anseios dos utilizadores, parte fundamental na nova politica da Microsoft: ouvir o utilizador. Já conhecem seguramente as novas funções deste browser, já falamos aqui nalgumas e neste documento podem ampliar os conhecimentos sobre o novo navegador da Internet da casa de Redmond.
Há inovação, há segurança e acima de tudo há um browser capaz de satisfazer as necessidades actuais do mercado. Na minha opinião é sem dúvida um browser seguro e com uma politica de supervisão atenta, no entanto, em termos de ambição, pareceu-me que se ficou pela modéstia. Eu, como já referi anteriormente, esperava mais funções de produtividades.