Pplware

Internet está a engordar…

e prestes a atingir os 500 mil milhões de GB de dados disponíveis! A Internet suporta actualmente 487 mil milhões de gigabytes de informação e é esperado que esse número venha a duplicar nos próximos 18 meses. Isso significa que o conteúdo do actual mundo digital seria o equivalente a um iPod topo de gama completamente cheio de informação para cada duas pessoas do Planeta Terra.


Postas as coisas de outra maneira, se os 487 mil milhões de gigabytes fossem impressos em folhas de papel e encadernados, essa pilha de livros daria para fazer a viagem Terra-Plutão dez vezes, avança o “The Guardian”.

Esta estimativa é avançada no relatório Digital Universe da empresa de consultadoria tecnológica IDC – com o apoio da companhia de tecnologias da informação EMC -, que teve início em 2007, ano em que a rede contava “apenas” com 161 mil milhões de gigabytes de informação.

As câmaras digitais e a facilidade com que se fazem uploads, as redes sociais, o Youtube, o Myspace, o Skype… Tudo isso veio fazer aumentar o peso da informação disponível online, que não dá sinais de abrandamento.

Cerca de 70 por cento da informação que se encontra na web é criada por indivíduos e inclui e-mails, fotografias, operações bancárias online, entradas nas distintas redes sociais… “Os novos dispositivos, como telemóveis como câmaras incorporadas (…), criaram uma verdadeira legião de fabricantes digitais”, afirmou Mike Altendorf, director de EMC Consulting.

De toda a esta informação disponível na Rede, cerca de 30 por cento requer altos níveis de protecção, e espera-se que essa percentagem cresça até aos 45 por cento até 2012, estando neste aspecto a responsabilidade do lado das empresas e dos governos. Público

Exit mobile version