Pplware

Intel – Atom com 2 núcleos para Netbooks

Por Mokoto para o PPLWARE

A Intel já tinha prometido na Computex um novo processador Atom. Na segunda-feira, a Intel anunciou o Atom N550, que permite correr aplicações em dois cores (núcleos) físicos, num total de 4 threads, duas threads por core, sendo assim mais eficaz do que os processadores da primeira geração. Segundo responsáveis da companhia de Santa Clara  e fabricantes, com o Atom N550 é possível ter um ganho até 20% de performance, bem como um aumento de autonomia a nível da bateria (cerca de 25 minutos).

Este novo CPU com dois núcleos, foi fabricado utilizando-se a tecnologia de 45nm, e funciona a uma frequência de 1.5Ghz com 1MB de cache, possuindo TDP (Thermal Design Power) de 8.5 Watts. Outras informações relevantes é que o novo processador dará suporte para memórias RAM DDR3.

Em teoria parece mais um CPU interessante low profile da Intel, que poderá dar mais sentido à mobilidade que nos dias de hoje é fundamental, mas até lá é esperar por testes concretos que mostrem o que vale.

Pois bem, este processador estava prometido para 2011, mas a empresa teve de se apressar, pois a sua arqui-inimiga de Sunnyvale – AMD, já está a aparecer no mercado dos netbooks com processamento Dual-Core.

Segundo a  Intel “até ao momento, chegarão ao mercado cerca de 70 milhões de processadores ATOM”. É esperado que os novos netbooks, com processadores dual da Intel, cheguem ao mercado ainda em Setembro deste ano de 2010. O novo processador estará disponível em netbooks da Acer, Asus, Fujitsu, Lenovo, LG, Samsung, MSI e Toshiba


Homepage: Intel Press Release

Exit mobile version