Pplware

Instituto Superior Técnico avalia informática das finanças

Nos últimos tempos, uma das noticias que mais discussão tem gerado é o caso dos 10 mil milhões de euros que o Governo deixou “fugir” para offshores entre 2011 e 2014. De acordo com informações recentes, o fisco terá perdido o rasto das transferências e, para isso, pediu ajuda ao Instituto Superior Técnico.

De acordo com uma nota publicada no site da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), pode ler-se que a IGF “alargou o âmbito da auditoria que está a realizar ao sistema de informação e controlo das declarações transfronteiriças – anomalias ocorridas no tratamento informático das declarações modelo 38 pela Autoridade Tributária e Aduaneira”.

Apesar dos bancos terem enviado a informação para o Fisco, a verdade é que o este perdeu o rasto a 10 mil milhões de euros que, assim, não foram “tratados” pela Autoridade Tributária e Aduaneira (ao todo foram 20 declarações de operações transfronteiras que passaram “ao lado” da Autoridade Tributária e Aduaneira).

Agora, para conseguir obter alguma informação adicional, a Autoridade Tributária passa a contar com a colaboração do Instituto Superior Técnico que vai avaliar a informática das finanças.

Exit mobile version