Muito se tem falado do que a Microsoft está a desenvolver para esta nova versão do Windows. Desde a integração da Cortana até à integração com a XBox, tudo mostra que este será uma versão que romperá com o passado.
Algo que foi apresentado no dia 21 de Janeiro, e que já se sabia estar a ser preparado, foi o novo browser da Microsoft para o Windows. Ainda sem data de lançamento, o motor do Spartan está já no Windows 10 e pode ser usado dentro do Internet Explorer 11.
Apesar de ainda não ter uma data definida para ser lançado e integrado nesta nova versão do Windows, o mais recente browser da Microsoft promete trazer muitas mudanças no que toca à navegação na Internet.
Querendo fazer esquecer o passado e trazendo de novo para os utilizadores do Windows um browser nativo que seja mais fluído e mais ajustado às necessidades de hoje, o Spartan incorpora algumas das mais recentes novidades.
Funcionalidades como a possibilidade de marcar directamente nas páginas web o que os utilizadores pretendem ou a incorporação da Cortana vão chegar em breve, quando o Spartan for lançado.
Para já, e para que a Microsoft possa começar a testar o que tem estado a criar com o Spartan, foi colocado dentro do Internet Explorar 11 algumas das novidades que podem já ser usadas.
Estas ainda não estão activas de raiz em todos os utilizadores, mas podem ser usadas por quem quiser, bastando activar a opção certa.
Dos primeiros testes realizados o Spartan consegue colocar-se ao nível dos melhores browsers disponíveis e que qualquer utilizador pode aceder.
Em alguns casos o Spartan chega a obter melhores performances que a concorrência e mostrar-se como um browser que obtêm melhores resultados nos testes.
Quem quiser comprovar estes testes ou apenas verificar que o Spartan é já um browser com uma performance superior ao IE 11 e até a outros browsers pode activar este novo motor.
Para o fazer apenas precisa de ter a última build do Windows 10 instalada e seguir os passos abaixo:
- Num computador com a última build do Windows 10 abra o Internet Explorer 11
- Escreva about:flags na barra de endereço
- Seleccione e active a opção Recursos da Plataforma Web Experimental
- Reinicie o browser
Ainda não é a versão final do Spartan e ainda muito trabalho tem de ser feito pela Microsoft para poder lançar este browser, mas a ideia geral é que este é o caminho certo e que mais uma vez a Microsoft vai conseguir apresentar uma proposta capaz de se bater com a concorrência e até superá-la em vários aspectos.
Testem esta nova versão do browser da Microsoft e partilhem connosco a vossa experiência!