Recentemente foi lançada a versão final do Firefox 3.5, versão muito aguardada e que gerou na Internet uma alvoroço tal que demorou apenas 24 horas a atingir o interessante número de cinco milhões de downloads. Embora esta versão não fosse um salto qualitativo de relevância extrema para o browser da Mozilla, impulsionou de certeza a quota de mercado deste navegador.
Assim e tudo indica que o Firefox está a ganhar mais quota de mercado, obtendo também dividendos da escorregadela do IE.
De acordo com informações da Neowin e suportado em estudos de mercado, o Internet Explorer cai dos 62.09% para os 59.49%. Contrariamente, o Firefox tem um aumento ligeiro mas efectivo, passa dos 28.75% para os 30.33% de quota de mercado.
Mas o Firefox não é o único browser que está a ganhar quota de mercado, o Opera, que lançou recentemente a versão 10 do seu navegador, subiu de 3,23% para 3,36%, o Safari, recentemente também com nova versão, a versão 4 do seu navegador, com 11 milhões de downloads em três dias, subiu de 2,65% para 2,93%, por fim o Chrome, também com a nova versão, a 3, passou de 2,42% para 2,82%.
Estes números reflectem bem a nostálgica vantagem do IE a desvanecer-se, face às novas versões, mais modernas e audazes, dos browsers concorrentes.
Veremos se o mercado, após férias, continuará a reflectir este aproximar de margens entre os browsers, será uma nova fase, será de facto a fase da escolha livre.