Hoje comemora-se o dia Mundial do Não Fumador! Mais de 12.000 portugueses estão a deixar de fumar com o iCoach
Como é do conhecimento geral, fumar é uma actividade de grande parte da população mundial, e é também um dos vícios que mais dificilmente se perde. Mas a tecnologia está avançada em todos os campos, e esse não é excepção.
Depois de termos apresentado o Cigarro Electrónico, hoje, no Dia Mundial do Não Fumador, damos a conhecer uma aplicação para smartphone capaz de o ajudar a deixar de fumar.
Designa-se iCoach e já são 80.000 pessoas rendidas a esta ferramente, dos quais 3.500 são portugueses.
Fumar é uma das actividades mais realizadas pelos portugueses (existem 2 milhões de fumadores), e também uma das quais os utilizadore de tabaco mais têm dificuldade em deixar.
A tecnologia tem aqui um papel muito importante, no sentido de reabilitação e ensino da pessoa que está disposta a deixar de fumar, ao indicar-lhe como fazê-lo.
O iCoach trata-se de uma ferramenta de saúde gratuita e de eficácia comprovada, No total, são mais de 12.000 os portugueses que estão a usar a tecnologia para abandonar definitivamente o tabaco, e mais de 280.000 em todo o mundo.
Assim, âmbito da Campanha de “Os Ex-fumadores são Imparáveis”, a Comissão Europeia disponibilizou no passado mês de setembro a ferramenta iCoach para iPhone e Android. Dois meses passados, já foram feitos cerca de 80.000 downloads em toda União Europeia, 3.500 dos quais em Portugal.
Estes dados revelam uma adesão crescente a esta forma alternativa de incentivo ao abandono tabágico, conquistando milhares de utilizadores em toda a União Europeia, seja através da Internet ou através do telemóvel.
Esta é uma ferramenta de saúde interativa que ajuda as pessoas a pararem de fumar ao seu próprio ritmo. É grátis e está disponível em todas as línguas da União Europeia. O iCoach funciona analisando os hábitos de fumar dos seus utilizadores e fornece conselhos personalizados numa base diária.
Lançada no âmbito da campanha “Os ex-fumadores são imparáveis” e promovida pela Comissão Europeia, esta aplicaçãotem como objetivo ajudar pessoas dos 25 aos 34 anos a deixar de fumar.
Em Portugal, 1 em cada 200 fumadores utiliza o iCoach, e na Europa são 1 em cada 400.
Como funciona o iCoach?
Ao registar-se na internet ou através da aplicação para telemóveis iPhone ou Android, o utilizador responde a um inquérito bastante completo sobre os seus hábitos tabágicos. É este inquérito que vai permitir que o fumador seja integrado numa das fases do programa.
As cinco fases:
- Não tenciono deixar de fumar
- Devia deixar de fumar, mas ainda tenho dúvidas
- Vou deixar de fumar em breve
- Acabei de deixar de fumar
- Já deixei de fumar há algum tempo
Após a resposta, a plataforma, através de um algoritmo avançado e desenvolvido por médicos, psicólogos e cientistas, vai dando sugestões e dicas, permitindo que diariamente o fumador vá colocando informação sobre os seus hábitos diários. Desta forma, o programa vai adaptando-se ao estado de dependência do fumador e vai adequando as sugestões e as dicas em função dessa evolução.
Quais os Benefícios do iCoach?
- É Grátis
- Resulta – mais de 30% das pessoas que iniciaram o programa deixaram de fumar
- Serve para todos – até mesmo para fumadores que ainda não se sentem preparados para deixar de fumar
- Adapta-se às necessidades, ao tempo e aos objectivos de cada um.
- Disponível em qualquer lugar através do telemóvel.
Deixe de fumar com a ajuda do seu telemóvel
A vantagem é que permite ter acesso em qualquer hora e em qualquer lugar e interagir com a informação de forma rápida e fácil.
Para os utilizadores já registados, a mudança da versão de internet para versão telemóvel poderá ser feita sempre que for necessária sem que os dados de login e perfil sejam alterados.
Verifique a funcionalidade do iCoach neste vídeo:
Para além das funcionalidades da aplicação de Internet – dicas diárias, diário, testes de progresso e informação de saúde, a nova aplicação para smartphone tem ainda novas funcionalidades tais como um serviço de geolocalização – permite colocar os lugares onde costumava fumar e que deixaram de o ser – e um “botão de pânico”, que oferece dicas imediatas nos momentos mais críticos e onde urge a necessidade de fumar.
É fumador ou ex-fumador? Qual a sua opinião desta ferramenta? Já experimentou algo do género?