Todo o software passa por várias fases de amadurecimento antes de ser lançado para o público. O Android não é excepção, mas apesar disso sempre senti o 4.0 pouco maduro, um produto inacabado. Mesmo com as actualizações 4.0.2 e 4.0.3 (esta apenas disponível a partir do AOSP – Android Open Source Project) o Ice Cream não estava apurado o suficiente – problemas de sinal, alguns random reboots devido a crashes da micro kernel da placa gráfica e outros problemas mais que falados.
Assim que o 4.0.4 entrou no meu Galaxy Nexus apenas um pensamento me passou pela cabeça: Habemus Sandwich!!
Está disponível a partir de ontem as imagens para download da versão 4.0.4 para o Galaxy Nexus, Nexus S e Motorola Xoom. Estas imagens do sistema são as versões mais puras do Android e são instaladas via fastboot. Este procedimento está disponível para os mais aventurosos que não querem esperar pelo update OTA (over-the-air) que já anda a circular.
Para além destas imagens a Google lançou também os binários para os 3 telemóveis. Estes binários são uma espécie de userspace drivers da Broadcom (chip wifi e bluetooth), Imagination Technologies (chip gráfico) e da Samsung (GSM). O Motorola não tem este último binário da Samsung por razões óbvias. Sem estes ficheiros o código do Android não chegava para termos um sistema operativo a funcionar.
Em termos de alterações visíveis nesta actualização há muito pouca coisa que se consiga descrever pois não há um changelog da Google. O que consegui apurar em termos de melhorias foi o seguinte:
- Melhorias significativas de autonomia – isto vem de melhorias do código do Android e de melhorias do radio e do bootloader (interfaces muito baixo nível que passam despercebidas ao utilizador). São o radio é o firmware do chip do sinal GSM e o bootloader é o firmware que trata de carregar algumas drivers do Android.
- Lag ao pressionar opções no menu dos settings desapareceu.
- Calculo da percentagem de bateria que o Android OS utilizou corrigida
- Aplicação da câmera mais rápida a iniciar
- Rotação automática corrigida e já não se arrasta
- Maior suavidade na utilização entre os menus
- Novo kernel com bugfixes na driver do Wi-Fi, drivers do GPU, código melhorado da plataforma OMAP, entre eles melhorias a nível do Smartreflex (driver que faz a calibragem das voltagens a nível de software de forma automática).
Estou a gostar imenso desta actualização. Era assim que o Ice Cream Sandwich devia ter vindo de origem quando o flagship da Google foi lançado para o mercado, mas como sempre as empresas querem é lançar o software para o público mesmo que tenha bugs… depois quem sofre são os utilizadores e os developers que tentam tapar os buracos da Google.
Espero que seja desta que a Google mantenha o rumo com actualizações mais rápidas e cada vez mais estáveis. Na minha opinião eles deviam era concentrar-se em actualizar o kernel para a versão 3.3, ou pelo menos terem uma equipa de developers que iam mantendo o kernel actualizado conforme as actualizações do Linux.
Alguém que também já esteja a usar esta versão? Se sim, o que acham?