Um programador divulgou recentemente que no primeiro dia de lançamento da sua aplicação gratuita para o iPhone 4, que permite ligar o LED-Flash para servir de lanterna, lhe rendeu em apenas 1 dia, cerca de 1,400 dólares através do iAd.
Foi com enorme surpresa e entusiasmo que o programador de nome Jason Ting recebeu a noticia ao verificar as estatisticas da sua aplicação, em que foram revelados 9000 downloads só no primeiro dia.
O iAd é o serviço de publicidade da Apple que foi apresentado com o iOS4 que permite aos programadores obter receitas das suas aplicações gratuitas. A proposta da Apple com o iAd é oferecer aos consumidores publicidade não evasiva. Esta publicidade pode ser aberta pelo cliente directamente na aplicação (não remetendo para o browser) e tirar proveito das mesmas.
Uma vez que estas são feitas em HTML5, oferecem uma publicidade interactiva com jogos e outro tipo de serviços, funcionado como aliciante para o cliente clicar e encontrar formas de entretenimento dentro da mesma, contrariando assim totalmente o serviço AdMob, que simplesmente re-direcciona a publicidade para o site. O objectivo deste serviço permite não só agradar aos utilizadores, como também aliciar a programadores a fazerem aplicações gratuitas, obtendo lucros através do iAd que é paga ao clique.
Este caso parece ter sido um exemplo de sucesso, resta saber se daqui por diante se irão manter estes elevados lucros ou se são fruto de mera curiosidade dos clientes ao testarem o iAd na sua aplicação. O que é certo é que este programador se pode gabar que em apenas um dia obteve lucros acima da média (até mesmo de um ordenado mensal).
Para quem desconhece o iAd, ficam aqui algumas demonstrações:
Toy Story 3
Nike
Nissan
Vídeos com explicação mais detalhada sobre como funciona o iAd: Parte 1 / Parte 2
A título de curiosidade, foi revelado que o eCPM (valor pago por cada 1000 cliques) foi de $147 dólares, o que segundo os analistas é um número acima da média pago por este tipo de publicidade online. Este tipo de incentivos pode também influênciar ainda mais o aumento do número de programadores para o iOS, sendo actualmente cerca de 43 mil programadores, contra 11 mil na plataforma Android, assim como aumentar ainda mais o numero de aplicações gratuitas, embora no iOS alguns programadores já o façam há bastante tempo, disponibilizando duas versões da mesma aplicação, na sua versão paga e gratuita (com publicidade), ficando assim ao critério do utilizador qual das opções prefere.