A utilização que damos aos nossos dispositivos móveis está ainda longe de esgotar as suas capacidades. Por essa razão surgiu a ideia de, tal como acontecia nos computadores de secretária, ser aproveitada a capacidade de processamento para ajudar no investigação médica ou de outros tipos.
A HT apresentou agora o HTC Power To Give, um projecto que faz uso dos processadores dos dispositivos móveis para computação distribuída, nos momentos de menor utilização ou quando estes dispositivos estão em pausa.
A ideia não é nova, mesmo nos dispositivos móveis, mas os resultados e a utilidade do processamento está mais que provada.
Ao disponibilizarmos os ciclos de processamento disponíveis vamos poder efectuar cálculos em projectos de escala global, contribuindo de forma reduzida, mas que em conjunto representam uma ajuda preciosa.
Ao contrario do projecto apresentado pela Samsung, o Power Sleep, o HTC Power To Give permite aos utilizadores escolherem quais os projetos onde pretendem participar, podendo ser escolhido mais que um. Estão disponíveis projectos na área da bio-medicina, física e astronomia.
O HTC Power To Give aproveita os momento de pausa dos smartphones Android para receber, processar e enviar os cálculos realizados, garantindo que a gestão dos recursos do equipamentos é feita de forma a garantir que estes não sofrem qualquer diminuição de performance.
Para poderem usar o HTC Power To Give é necessário que os dispositivos estejam ligados à corrente, com pelo menos 90% de carga de bateria, e com uma ligação wireless activa.
O utilizador pode ajustar algumas das configurações presentes, podendo assim diminuir os recursos mínimos para a utilização do HTC Power To Give. Há ainda outros factores, tais como a temperatura máxima do equipamento, que não podem ser alterados.
Apesar de ser uma aplicação desenvolvida e mantida pela HTC, esta pode ser instalada em qualquer dispositivo Android que cumpra os requisitos mínimos exigidos.
Estes requisitos assentam na versão 4.3 ou superior do Android, um processador dual-core de 1.5GHz ou quad-core de 1GHz e 1G de RAM.
Este é mais um projecto que faz uso do muito processamento que está disponível nos milhões de dispositivos móveis que estão espalhados pelo planeta e com recursos disponíveis.
Ao aproveitar esses momentos de pausa, e em que podem ser aproveitados os recursos, os utilizadores estão a contribuir de forma activa para avanços em vários campo da ciência.
Instalem o HTC Power To Give e deixem que ele faça a gestão de todos os blocos de computação que querem e podem contribuir. Nem vão notar a sua existência no Android.