Centro Internet Segura lança App móvel e dinamiza mais de 700 acções em todo o país, de 10 a 28 de Fevereiro.
De ano para ano, o conceito de Segurança na Internet tem vindo a ganhar extrema importância. Existe muita informação disponível online e deve ser uma prioridade as pessoas informarem-se dos riscos e dos perigos e , sobretudo, da melhor forma de se prevenirem das ameaças/ataques.
Hoje assinala-se o Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015 e nesse sentido vamos deixar alguns alertas, dicas e divulgar a nova app Internet Segura!
A Segurança na Internet deve ser uma das prioridades quando navegamos. Sem ela, a nossa experiência torna-se vulnerável e perigosa uma vez que colocamos em causa um conjunto de informação que pode ser privada ou de terceiros.
Assim, como forma de consciencialização e sensibilização, neste dia 10 de Fevereiro comemora-se o Dia da Internet Mais Segura de 2015, que tem como tema “Juntos vamos criar uma Internet melhor”. A acção envolve mais de 110 países por todo o mundo.
Nova App Internet Segura
Como forma de assinalar esta data, a empresa BloomIdea desenvolveu uma aplicação para dispositivos móveis designada Internet Segura. Este projecto foi lançado pelo Centro Internet Segura, coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A ideia pretende contribuir proativamente para o combate às condutas e aos conteúdos online maliciosos ou ilegais, minimizando os potenciais riscos que podem advir do uso das tecnologias da informação e da comunicação.
A aplicação apresenta três funcionalidades:
- Reúne e alerta para uma lista extensa de riscos inerentes às tecnologias da informação e da comunicação (vírus, malware e spyware, roubo de identidade, phishing, cyberbullying, sexting, smartphones e tablets; apps, Wifi, NFCs e Bluetooth; SMS, MMS e IM; GPS, blogues, correioeletrónico, jogos de vídeo, jogos de apostas online, fóruns e redes sociais, peer to peer e salas de chat
- Permite a ligação directa às linhas de Apoio e de denuncia de conteúdos ilegais online
- Contém quizzes lúdicos, para maiores e menores de 12 anos, assim como para professores,educadores e animadores, para que cada pessoa possa testar os seus conhecimentos
A aplicação Internet Segura está disponível para iOS e Android.
Para além da aplicação, serão ainda desenvolvidas, em Portugal, mais de 700 acções sobre a utilização segura da Internet, a decorrer entre 11 e 28 de Fevereiro em todo o país, com o propósito sensibilizar a população, em especial jovens e crianças, para beneficiar em segurança das oportunidades oferecidas pela Internet.
O Centro Internet Segura promove ações de sensibilização e formação com o apoio de técnicos locais pertencentes a Bibliotecas Públicas, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições de Solidariedade Social, Espaços Internet, Centros de Ciência Viva, Centros de Inclusão Digital (CID Net), entre outros, contando com mais de 85 000 inscritos em acções e mais de 100 000 materiais de apoio distribuídos.
Mais de 300 escolas irão participar em actividades com alunos e/ou encarregados de educação, que promovem a utilização crítica, consciente e segura da Internet. Organizadas pela equipa da Seguranet – componente do Centro Internet Segura a funcionar para a comunidade escolar do ensino básico e secundário no Ministério da Educação e Ciência – estas iniciativas envolveram, em 2014, cerca de 50 000 alunos, professores, pais e educadores.
Também a Microsoft, enquanto membro do consórcio que integra o Centro Internet Segura, promove acções de sensibilização e formação sobre o tema da Segurança na Internet nas Escolas como parte do seu Programa Volunteer Scheme. Mais de 400 voluntários farão parte da iniciativa que, no ano passado, contou com a participação de quase 34 000 pessoas em todo o país e com o envolvimento da GNR.
“A Internet mudou, e continuará a mudar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Nunca, como agora, foi tão fácil e rápido trocar informação quebrando as barreiras do espaço e do tempo. Para acompanhar esta revolução é fundamental, por um lado, ensinar aos utilizadores a forma segura de usufruir das enormes potencialidades da Internet e, por outro lado, sensibilizar para o facto de que uma utilização informada e responsável contribui para elevar a qualidade da Internet onde navegamos”.
Nuno Moreira, coordenador do Centro Internet Segura
Mais informações:
- www.internetsegura.pt – Portal nacional com informações sobre o projeto, dicas para uma navegação segura, recursos para os utilizadores e quizzes para avaliação de conhecimentos (secção Pergunta à INES)
- www.Seguranet.pt – Sítio dedicado à temática da Internet Segura para a comunidade escolar: escolas, professores, alunos, e encarregados de educação e familiares de alunos
- http://LinhaAlerta.internetsegura.pt – Serviço “Linha Alerta” do Centro Internet Segura para denúncia de conteúdos ilegais online
- http://www.internetsegura.pt/linha-ajuda – Serviço “Linha Ajuda” do Centro Internet Segura para atendimento telefónico e online de crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha
- https://www.facebook.com/internetsegura.pt – Serviço de Dicas diárias do Centro Internet Segura sobre como garantir a segurança na utilização das TIC e da Internet.
O Centro Internet Segura, a operar desde 2007, é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que envolve a Direcção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência (DGE), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal, e assegura a representação portuguesa na INSAFE – rede europeia de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos, financiada pela Comissão Europeia.
Acham que , no geral, as pessoas estão informadas sobre a Segurança na Internet? De que forma vocês se protegem contra os riscos e perigos online?