Pplware

Hoje é Dia Mundial da Sida

Stop à Sida é, este ano, o mote do Dia Mundial de luta contra a doença, para chamar a atenção para a Sida, que mata quatro pessoas em cada minuto, ou mais de 5.700 por dia, segundo a ONUsida. Publicadas em Novembro, as últimas estimativas daquela agência das Nações Unidas assinalam cerca de 6.800 novas contaminações por dia.

O mundo comemora hoje o Dia Mundial da Sida com a perspectiva de que nos próximos tempos seja encontrada uma vacina eficaz contra a doença, pois recentemente cientistas do Instituto Karolinska, da Suécia, anunciaram que esperam obter, no prazo de dois anos, um antídoto com capacidades para neutralizar o Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH).

Por ter atingido as proporções de pandemia, em 1988, a Assembleia Geral da ONU, através da Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou o 01 de Dezembro como o Dia Mundial da Sida. Neste dia urge concertar e inovar ideias sobre a maneira de combater o flagelo, já que esperar pela vacina não é a solução.

Segundo o mais recente relatório anual do Programa das Nações Unidas sobre a doença, o número de casos notificados torna Portugal o quarto dos países da Europa Ocidental que mais casos novos de infecções por VIH diagnosticou em 2006. Entre as 32.205 pessoas com HIV registadas em Portugal, 43,8 por cento já apresentavam Sida, o que representa um total acumulado de 14.110 até ao final de Setembro.

No nosso país, a Associação ABRAÇO está desde ontem e até amanhã, a organizar um peditório a nível nacional. Também a Liga Portuguesa de Futebol vai, em conjunto com a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, assinalar a efeméride nos jogos com transmissão televisiva da 12ª jornada da BWINLIGA e Liga Vitalis com a distribuição de pins com o laço vermelho, símbolo internacional do compromisso com a infecção VIH/sida. Esses pins são destinados aos treinadores e demais dirigentes dos clubes, para que sejam utilizados no decorrer do jogo e conferência de imprensa dos jogos cobertos pela TV.

Exit mobile version