Hoje quando se fala em drones a sociedade já está habituada a tal designação. Mas e um drone nuclear subaquático? A Coreia do Norte está a testar um drone nuclear subaquático que pode criar um tsunami radioativo.
Drone subaquático, designado de “Haeil-2”
O drone subaquático, designado de “Haeil-2” (cuja tradução é “tsunami”), foi lançado de um porto no nordeste do país e fez uma trajetória oval durante 71 horas segundo revela a SIC Noticias.
Do pouco que se sabe, o teste que foi realizado serviu para verificar a fiabilidade do sistema e a capacidade de ataque. Segundo refere Pyongyang, com este drone nuclear subaquático é possível criar um tsunami radioativo.
O regime de Kim Jong-Un diz que esta capacidade de criar um tsunami radioativo é fundamental para dissuadir ações militares inimigas e ameaças.
Este é o terceiro teste anunciado pelo regime de Kim Jong-un desde que comunicou pela primeira vez a existência deste novo tipo de arma, em 24 de março, que chamou de “Haeil-1” nos testes anteriores.
Segundo a agência estatal norte-coreana KCNA, “O teste provou perfeitamente a confiabilidade do sistema de armas estratégicas subaquáticas e a sua capacidade de ataque fatal”.