Pplware

Há anos que a CIA tenta quebrar a criptografia do iPhone

A polémica iniciada por Edward Snowden tem revelado informações muito comprometedoras para o governo norte americano e para as agências de informação de que depende.

A informação continua a aparecer e os últimos documentos divulgados revelam que a CIA esteve anos a tentar conseguir quebrar a criptografia que a Apple tem nos seus iPhones.

A nova informação que surgiu veio do site The Intercept, que tem frequentemente apresentado as informações sobre este caso.

Os mais recentes documentos trazidos a público dão conta do esforço que a CIA fez para tentar contornar ou quebrar as medidas de segurança que a Apple colocou no iPhone ao longo dos anos e que garante a segurança dos dados dos utilizadores.

Durante vários anos a agência teve programadores dedicados a tentar contornar essas barreiras de segurança, quer usando medidas físicas ou medidas menos invasivas.

Do que é possível avaliar desses documentos, e que agora o The Intercept revela, houve algumas medidas que tiveram um sucesso relativo, tendo sido possível obter as chaves de criptografia do iPhone, usando para isso aplicações específicas ou até hardware criado para o efeito.

Não existe no entanto qualquer informação sobre o resultado final dessas medidas e até que ponto foi possível à CIA obter os dados dos utilizadores.

Aparentemente uma das medidas que foi tomada pela CIA foi a criação de uma versão adulterada do XCode, software usado para a criação das aplicações que correm no iOS, e que teria a capacidade de colocar backdoors dentro dos dispositivos da Apple.

Esses backdoors seriam depois usados para obter informações dos dispositivos, tais como mensagens, dados dos utilizadores e até passwords. A forma de transmissão dessa informação poderia ser feita com o simples envio para um posto receptor próximo do dispositivo.

Todos estes esforços da CIA seriam apresentados numa reunião anual secreta que a agência organizaria nas instalações da Lockheed Martin, onde seriam discutidas e avaliadas as ideias para conseguir aceder a esta informação e a muita outra, em outros dispositivos e outras plataformas.

Mais uma vez a informação que Edward Snowden trouxe para forma destas agências mostra a sua forma de agir e a necessidade de terem acesso indiscriminado à informação dos utilizadores.

Da informação agora apresentada não ficou claro se os esforços aplicados para quebrar as barreiras de segurança do iPhone tiveram um resultado final positivo ou se os dispositivos da Apple conseguiram resistir imunes.

Esta pode no entanto ser a verdadeira razão pela qual Edward Snowden alertou no passado para a falta de segurança que o smartphone da Apple teria.

Exit mobile version