Pplware

GumShoe, as sapatilhas feitas de chicletes recolhidas nas ruas de Amesterdão

Em Amesterdão há gumshoe, sapatilhas com solas de chicletes recolhidas nas ruas da cidade.

Projetado em colaboração com Iamsterdam, o designer Explicit Wear e a empresa de sustentabilidade Gumdrop, o sapato foi criado para abanar consciências, mas foi pensado para o ser de forma criativa e positiva. Isto porque é um problema complicado de resolver, não está fácil tirar milhões de pastilhas elásticas do chão das ruas de Amesterdão.


Chicletes, mastiga, chicletes, deita fora…

Gum-tec® é um novo tipo de pastilha elástica que esta marca de calçado local utiliza na conceção da sapatilha, com o mapa de Amesterdão na sola.

Criar novas restrições para reduzir o problema das pastilhas elásticas não funciona. Com estes sapatos, tornamos as pessoas parte do problema, ou melhor, da solução; desta forma, temos muito mais impacto.

Explica Mustafa Tanriverdi, da cidade de Amesterdão.

As ruas holandesas acumulam cerca de milhão e meio de quilos de chicletes por ano, o que custa aos municípios holandeses milhões de euros em limpeza. Com o gumshoe, a área metropolitana de Amesterdão visa consciencializar os seus cidadãos com uma inovação surpreendente. Com um quilo, podem ser feitas cerca de 4 solas destas sapatilhas.

As pastilhas elásticas que consumimos são fabricadas com borracha sintética, o que significa que pode ser utilizado para criar um novo tipo de borracha, com as mesmas propriedades como a borracha convencional.

 

As GumShoe têm 20% de pastilhas elásticas deitadas fora

A cidade holandesa encontrou a solução para o grave problema deste lixo nas ruas: um sapato com uma sola de pastilhas elástica reciclada, na proporção de 20%. Chamam-se GumShoe e são apresentados, é claro, numa cor rosa bem ao estilo pastilha elástica.

 

Preço

Estas bonitas e desportivas sapatilhas, que têm a sola feita com as tais chicletes deitadas para o chão, podem ser adquiridos a partir de junho por 190 euros. Mais informações: gumshoe.amsterdam

Exit mobile version