Software livre não significa software de graça. É uma das frases que você mais ouve quando alguém decide explicar o que significa software livre.
Talvez alguns oficiais do Departamento de Comércio do Reino Unido devessem assistir a algumas palestras sobre o assunto.
O referido departamento do governo britânico confiscou CDs contendo o Mozilla Firefox naquele país e contactou a Fundação Mozilla para informar que uma empresa estava a comercializar ao público o seu produto.
Quando a Fundação Mozilla informou que a venda dos seus produtos é autorizada e que isso é normal, os funcionários expressaram espanto e descrença, sobre algo que é livre e está a ser vendido de facto.
A confusão fica maior porque em inglês a palavra usada para livre e grátis é a mesma (Free).
Deparando-se com um conceito tão paradoxal o oficial do departamento que contactou a Mozilla, disparou com uma frase que o tempo tratará de tornar célebre:”Se a Mozilla permite a venda de versões copiadas do seu software, torna virtualmente impossível para nós, de um ponto de vista prático, melhorar a legislação anti pirataria do Reino Unido”.