A Marinha dos EUA está a usar software pirateado! De acordo com as informações divulgadas, o governo dos Estados Unidos pode ser processado em US $600 milhões, isto depois de ter sido descoberto que a Marinha dos EUA procedeu a um conjunto de “truques” para usar ilegalmente uma aplicação de realidade virtual tridimensional de uma empresa alemã.
Inicialmente o software foi instalado em 38 computadores mas, em pouco mais de um ano, foi instalado em 558.466 computadores.
De acordo com o site TorrentFreak, este caso começou entre 2011 e 2012, após a Marinha ter contactado a empresa alemã Bitmanagement para fornecer um software designado de BS Contact Geo. O software começou por ser testado em 38 computadores, sendo que Marinha dos Estados Unidos e a empresa alemã iniciaram o negócio para esse número de máquinas.
Em 2013 os responsáveis pela Bitmanagemente começaram a receber alguns e-mails com informação de que o software já estava instalado em 558.466 máquinas. A empresa alemã descobriu também que alguém manipulou o software, desactivando uma funcionalidade que permitia saber a quantidade de máquinas em que o software estava instalado.
Tendo em conta que cada licença do software custa US $1067, a empresa alemã pede agora uma indeminização por danos na ordem dos US $600 milhões.
Esta não é a primeira vez que o Governo dos Estados Unidos é apanhado a piratear software. Há uns anos atrás, foi também descoberto que estava a ser usado ilegalmente um software de logística operacional.