Na semana passada o Bloco de Esquerda lançou a polémica ao propor no Parlamento a alteração do nome do documento de identificação. Segundo o Bloco de Esquerda, por questões de não descriminação, o Cartão de Cidadão deverá passar a designar-se de Cartão de Cidadania.
A ideia pareceu absurda e mesquinha para muitos mas o Governo admite mesmo mudar nome do Cartão do Cidadão.
Foi na passada semana que as redes sociais e canais de informação abordaram um assunto que até agora, aparentemente, ninguém se tinha lembrado, a mudança da designação do cartão de cidadão.
A proposta foi feita pelo Bloco de Esquerda (BE), em pleno parlamento, e apesar de ser descabida para muitos, parece ser uma alteração viável por parte do Governo. De relembrar que o BE considera que a actual designação “não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa”.
Hoje, em declaração à RR, o ministro-adjunto Eduardo Cabrita, admitiu que poderão existir brevemente alterações à designação do Cartão de Cidadão.
Estamos abertos a reflectir sobre a evolução da sociedade neste tema, certos também que estaremos sempre a olhar para o futuro
Eduardo Cabrita referiu também que tal alteração/transformação deverá ocorrer de um processo natural até porque o cartão de cidadão tem um “prazo de validade”.
O partido lamenta que em Portugal se continue a ter, “como documento principal de identificação, um documento cujo nome não cumpre as orientações de não discriminação, de promoção da igualdade entre homens e mulheres e de utilização de uma linguagem inclusiva”.
Depois de se saber que é proibido dar uma fotocópia do Cartão de Cidadão, será que este vai mesmo mudar de nome?