Pplware

Google Zeitgeist 2009

Como se tem vindo a tornar habitual a Google revela no final do ano quais as palavras, pessoas ou acontecimentos mais pesquisados durante esse ano.

Este ano, e segundo a Google, o acontecimento que mais marcou a Internet foi sem dúvida nenhuma a morte de Michael Jackson. Se pudermos fazer uma analogia directa entre o que pesquisamos na Internet com o que se passa por esse mundo fora então o Zeitgeist é sem dúvida o espelho do que durante o ano se passou.

Recordem-se no entanto que estas recolhas são feitas a nível global e nos, portugueses, somos uma minoria no grande planeta que é a Internet.

Eis então os dados que a Google apresentou para o ano de 2009.

Maiores subidas (Global)

  1. michael jackson
  2. facebook
  3. tuenti
  4. twitter
  5. sanalika
  6. new moon
  7. lady gaga
  8. windows 7
  9. dantri.com.vn
  10. torpedo gratis

Maiores quedas (Global)

  1. beijing 2008
  2. euro 2008
  3. heath ledger
  4. barack obama
  5. amy winehouse
  6. kraloyun
  7. dailymotion
  8. bebo
  9. wii
  10. emule

Metodologia (segundo  a Google)

“Para colectar o Zeitgeist do fim do ano de 2009, estudamos a agregação de biliões de consultas que as pessoas digitaram no Google neste ano. Usamos dados de várias fontes, entre elas o Google Insights para pesquisa, o Google Trends e as ferramentas de dados internas. Também filtramos o que é spam e consultas repetidas para desenvolver listas que melhor reflictam “o espírito dos tempos”. Todas as consultas de pesquisa que estudamos são anónimas e nenhuma informação pessoal foi usada.

Excepto quando explicitado, todos esses termos de pesquisa são os mais populares de 2009 e foram classificados na ordem das consultas com o maior volume de pesquisas neste ano. Em alguns casos, listamos as consultas com as “maiores subidas”, o que significa que encontramos as pesquisas mais populares feitas em 2009 e, em seguida, classificamos essas pesquisas com base no aumento da popularidade delas em comparação com 2008. De modo inverso, as consultas com as ‘maiores quedas’ eram muito populares em 2008, mas perderam parte da popularidade em 2009.”

Caso pretendam podem aceder ao Google Zeitgeist 2009 e ver alguma informação adicional sobre estas estatísticas de utilização. Podem ainda ver toda a informação por zonas do planeta.

Podem ainda ver o vosso Zeitgeist pessoal. Para isso é necessário que tenham activa a opção Histórico Web na vossa conta Google. Caso tenham, acedam aqui e vejam o que mais têm procurado. É possível ver as pesquisas dos últimos 7, 30, 365 dias ou o total. E essas pesquisas não se limitam à Web, mas contêm ainda imagens, noticias, vídeos, mapas e muitos outros serviços Google.

Eis um exemplo do que tenho andado a pesquisar! Como podem ver a interface é intuitiva. Divirtam-se a ver o que têm andado a fazer.

Exit mobile version