A Google está constantemente a procurar a interface ideal para os seus serviços. Nos últimos anos foram várias as novidades que foram apresentando para a forma como os seus serviços se apresentam aos utilizadores e como estes os usam.
É agora chegada a hora de mais uma mudança, para já apenas na interface do motor de pesquisa, com a introdução de novos elementos e a remoção da barra negra que nos estávamos a habituar.
A nova interface está a chegar e as alterações são já visíveis para alguns utilizadores.
Esta constante procura pela interface perfeita tem levado a que a Google faça constantemente ajustes nas suas páginas, de forma a que esta seja o mais simples possível de usar e ao mesmo tempo que contenha o máximo de informação possível.
A alteração agora apresentada vem na linha do que está já a ser usado no Chrome. Desaparece a barra negra com os links de acesso aos serviços, passando estes a estar concentrados numa grelha.
Apenas ficaram de fora os acessos ao Google + e ao Gmail, estando todos os outros serviços agrupados dentro dessa grelha, a que podemos aceder com um simples clique.
Ao agrupar as aplicações na grelha, a Google consegue ganhar algum espaço na interface e liberta a atenção dos utilizadores para a pesquisa e para os seus resultados.
Ao mesmo tempo está a trazer para a pesquisa a mesma interface que podemos encontrar já no Chrome, nas aplicações Android e no Google Drive. Fica assim mais simples aos utilizadores saltarem entre estas interfaces, com o mínimo impacto e com a maior facilidade de utilização.
Dentro da grelha de aplicações vão encontrar inicialmente as mais importantes e as mais usadas. Podem aceder a uma segunda grelha com uma lista menor de aplicações e que a Google considera terem uma utilização menor.
Ao realizarem uma pesquisa nessa nova interface, a nova barra de atalhos e de informação é movida para junto da caixa de pesquisa, mantendo as mesmas funcionalidades e as mesmas opções.
Apesar de mais limpa e mais arrumada, a nova interface vai obrigar os utilizadores a clicarem mais vezes para acederem aos links dos serviços que antes tinham directamente na barra negra.
Em alguns casos necessitam de aplicar mais um clique e noutros dois. Apesar desta diferença, esta interface consegue ser mais útil e produtiva.
E um novo logótipo
Ao mesmo tempo que a Google apresentou a nova interface da sua pesquisa, mostrou também o novo logótipo que passará a estar disponível.
Este está mais plano e sem o efeito 3D que já á bastante tempo o acompanhava. Não existem mudanças no logótipo em si, que todos conhecemos e sabemos identificar, mas apenas nos efeitos que este apresenta.
O logótipo está mais simples e com uma imagem mais limpa e mais aperfeiçoada.
É com esta constante procura por novas interfaces, mais úteis e simples de usar que a Google melhora a utilização dos seus serviços.
Não se limita em dar-lhes funcionalidades, mas procura também a forma mais simples de estes serem usados.
A nova interface de pesquisa será disponibilizada a todos os utilizadores durante as próximas semanas, sendo progressivamente feita aos utilizadores.