Com o passar dos anos, a Google investiu em serviços que se tornaram verdadeiros fenómenos de popularidade na Internet. O YouTube é um desses exemplos. Hoje ninguém imagina a Internet sem este serviço.
Este foi também uma das melhores compras que a Google fez até hoje, mas entrou em conflito com o que era a proposta da Google à altura, o Google Vídeos. Tendo estes dois serviços em produção, a Google teve de optar pelo que mais lhe interessava e ganhou o YouTube. Por isso resolveram lentamente terminar com o Google Vídeos e agora chegou a hora de o fechar de vez.
É natural que a Google não pretenda manter estes dois serviços, até porque ambos têm o mesmo objectivo e prestam o mesmo serviço. O descontinuar do Google Vídeos começou em Maio de 2009, com o fim da possibilidade de enviar novos vídeos para o serviço. Manteve-se no entanto a possibilidade de serem vistos todos os vídeos que estavam já disponíveis no Google Vídeos.
Num email que a Google enviou a todos os utilizadores que têm conta no serviço, deu a notícia de que no próximo dia 29 de Abril, os vídeos deixam de estar disponíveis para visualização. Aconselhou ainda todos esses utilizadores a submeterem os seus vídeos para o serviço da Google que se mantêm activo, o YouTube.
Passou a estar disponível uma nova opção para que os vídeos de cada utilizador sejam descarregados. Basta seguir as instruções e todo o vosso conteúdo passa para o vosso computador.
Mas se no próximo dia 29 deixam de estar disponíveis para visualização os vídeos, os mesmos deixam de estar acessíveis para os seus donos no próximo dia 13 de Maio. Depois dessa data a Google irá apagar os mesmos dos seus servidores.
Se ainda têm vídeos neste serviço da Google então devem acautelar a sua existência e devem descarregá-los para o vosso lado. Receberam certamente o email e por isso sabem o que se irá passar.
Caso não tenham recebido, segue abaixo a mensagem original:
Dear Google Video User,
Later this month, hosted video content on Google Video will no longer be available for playback. Google Video stopped taking uploads in May 2009 and now we’re removing the remaining hosted content. We’ve always maintained that the strength of Google Video is its ability to let people search videos from across the web, regardless of where those videos are hosted. And this move will enable us to focus on developing these technologies further to the benefit of searchers worldwide.
On April 29, 2011, videos that have been uploaded to Google Video will no longer be available for playback. We’ve added a Download button to the video status page, so you can download any video content you want to save. If you don’t want to download your content, you don’t need to do anything. (The Download feature will be disabled after May 13, 2011.)
We encourage you to move to your content to YouTube if you haven’t done so already. YouTube offers many video hosting options including the ability to share your videos privately or in an unlisted manner. To learn more go here.
Here’s how to download your videos:
- Go to the Video Status page.
- To download a video to your computer, click the Download Video link located on the right side of each of your videos in the Actions column.
Once a video has been downloaded, “Already Downloaded” will appear next to the Download Video link.
If you have many videos on Google Video, you may need to use the paging controls located on the bottom right of the page to access them all.
Please note: This download option will be available through May 13, 2011.
Thank you for being a Google Video user.
Sincerely,
The Google Video Team
O fim deste serviço foi traçado no dia em que a Google adquiriu o YouTube. A diferença de qualidade entre os dois era na altura grande e continuou a crescer com todo o trabalho desenvolvido desde então.
A criação do serviço de vídeos da Google, serviu apenas para marcar presença enquanto não tinham uma resposta à altura. Tiveram oportunidade e adquiriram o YouTube, o que foi uma jogada inteligente e que deu os frutos que todos conhecemos.