Pplware

Google vai retirar bloqueio aos Mapas no Windows Phone

No final da passada semana foi supostamente descoberta mais uma decisão da Google para limitar os utilizadores do Windows Phone 8. O acesso ao serviços de mapas da Google através do browser dos telefones equipados com o Windows Phone estava barrado, sendo estes redireccionados para a página principal do gigante das pesquisas.

Muitas armas foram de imediato apontadas à Google e os argumentos eram bem ferozes, mas não passou de fumo pois este problema sempre se manifestou, desde a criação do Windows Phone e a razão era mais que lógica.

Mas a Google, ciente da má publicidade que este caso todo lhe está a dar, resolveu começar a trabalhar numa solução para este problema. Permitir o acesso a este serviço pelo browser do Windows Phone.

A razão apresentada pela Google para não permitir o acesso deste browser ao seu serviço de mapas era lógica e acalmou todos os que reclamavam este acesso. O browser nativo do Windows Phone não permitia que a renderização das páginas fosse a ideal e por isso, de forma a garantirem o melhor experiência de utilização, desabilitaram o acesso deste, reencaminhando-o para a sua página principal.

Esta justificação foi de imediato contraposta pela Microsoft ao afirmar que a renderização do seu browser mobile é a mesma que a da versão do Windows 8, onde esse problema e esse comportamento não se reflecte, pelo que não foi bem entendida a razão apresentada.

Numa declaração apresentada depois pela Google, e recolhida pelo site TheNextWeb, a Google voltou a afirmar que o browser móvel da Microsoft não apresenta as condições mínimas para a navegação dos mapas e que foi essa a razão usada para fazer o encaminhamento dos utilizadores.

We periodically test Google Maps compatibility with mobile browsers to make sure we deliver the best experience for those users.

In our last test, IE mobile still did not offer a good maps experience with no ability to pan or zoom and perform basic map functionality.

As a result, we chose to continue to redirect IE mobile users to Google.com where they could at least make local searches.

The Firefox mobile browser did offer a somewhat better user experience and that’s why there is no redirect for those users.

Recent improvements to IE mobile and Google Maps now deliver a better experience and we are currently working to remove the redirect.

We will continue to test Google Maps compatibility with other mobile browsers to ensure the best possible experience for users.

A Google está assim a resolver um problema que resulta de uma análise sua das capacidades de browsers de terceiros. A ideia é garantir a melhor experiência de utilização a todos os que usam os seus serviços, mas este “incidente” acontece numa altura complicada nas relações entre estes dois gigantes.

A Google tem andado a limitar ao máximo o acesso dos donos de equipamentos com Windows Phone aos seus serviços, empurrando-os para alternativas mais dentro do seu ecossistema ou onde estão implantados com firmeza os seus serviços.

Muitos utilizadores de Windows Phone pretendem usar estes dispositivos de forma integrada com os serviços da Google e estão a ver este acesso limitado ou impossibilitado, tudo graças às políticas da Google

Este foi apenas mais um choque, mas de certeza que mais se seguiram e que muita tinta vai fazer correr.

É aceitável esta decisão da Google de limitar o acesso aos seus serviços em dispositivos que não apresentam as condições desejáveis para uma correcta experiência de utilização?

Exit mobile version