Pplware

Google vai mesmo sair da China (99% certeza)

As relações entre a Google e o Governo Chinês agudizam-se. O impasse nas negociações e a troca de acusações fazem prever um iminente corte de relações e consequentemente o encerramento da versão Chinesa do maior motor de busca da Internet (google.cn). Este desentendimento deve-se à vontade firme da Google em não cumprir as imposições do governo Chinês de colocar censura no motor de pesquisa.


A intenção de fechar a versão Chinesa do motor de busca, não é sinónimo da Google fechar os seus escritório e os negócios que já por lá tem.

De acordo com uma fonte da empresa, estão já delineados planos para efectivar o fecho do motor de busca, o que vem dar força a todas as noticias que apontam nesse sentido. Por agora ainda são planos, mas mesmo depois de tomada a decisão será necessário que sejam garantidas medidas que protejam os funcionários da Google .

Actualmente a Google mantém na China um centro de pesquisa em Pequim e a venda de publicidade para o idioma Chinês no seu motor de pesquisa, para além do motor Gogole.cn.

Segundo as autoridades chinesas “Se a Google tomar medidas que violam as leis chinesas, isso seria hostil e irresponsável. Teriam então que arcar com as consequências”. Estas declarações vêm reforçar a vontade do Governo chines de impor medidas de censura aos resultados das pesquisas do motor de busca google.cn.

Por outro lado, a Google afirmou que “fomos muito claros e que não vamos impor auto-censura nos resultados das nossas pesquisas.”

Novidades sobre este impasse serão conhecidas nos próximos dias e provavelmente ambas as partes vão perder. Está “quente” o ambiente entre ambas as partes e provavelmente a Google sairá da China, deixando o povo chinês sem um grande motor de pesquisa na versão para o seu idioma.

Exit mobile version