Pplware

Google vai desligar Google Talk no Windows já a 23 de Fevereiro

Os serviços da Google estão constantemente a ser aprimorados e a ser melhorados nas suas funções. Fruto destas melhorias acontece com frequência a extinção de alguns desses serviços, ficando estes dentro de outros ou pura e simplesmente sendo eliminados para sempre.

A mais recente vítima desta limpeza da Google é o seu serviço de troca de mensagens Google Talk. A partir do dia 23 de Fevereiro este serviço deixará de estar disponível.

O Google Talk foi durante muitos anos a ferramenta preferencial para troca de mensagens dentro da rede de serviços de Google.

Baseado nos mais normais protocolos XMPP, este serviço ganhou fama entre os utilizadores dos serviços da Google por garantir uma forma fácil destes comunicarem tendo apenas acesso ao email dos destinatários.

Depois de ter estado durante anos dentro da interface web da Google e do Gmail, conseguiu garantir clientes oficiais da Google e assim sair directamente para o desktop, ficando completamente independente dos browsers.

Mas a necessidade de eliminar este serviço, e assim garantir que todos os esforços estão virados para os desenvolvimentos necessários no Hangouts, leva a que a Google termine o serviço já no final deste mês.

A partir do próximo dia 23 de Fevereiro todos os utilizadores do Google Talk vão deixar de poder usar a ferramenta oficial no Windows.

Mas mesmo com o fim do Google Talk no cliente oficial da Google, continua a ser possível a qualquer utilizador usar o serviço em outros clientes não oficiais.

Estes clientes continuam a funcionar para já, mas espera-se que para breve percam de vez o suporte e o acesso aos servidores da Google.

If you’re not ready to make the switch to Hangouts quite yet, you can continue using Google Talk on Windows with a range of compatible third-party chat apps (http://goo.gl/FSbCX5).

Please keep in mind these aren’t Google products, so exercise caution when signing in with your Google account.

Este é mais um passo da Google no sentido de unificar os seus serviços, eliminado todos os que têm repetidos ou que são supérfluos dentro dos seus serviços.

Depois de ter eliminado de vez o Google Talk de dentro dos seus serviços web, é agora a vez de começarem a fechar a porta ao seu cliente de desktop, levando os utilizadores a usarem a extensão existente para o Chrome e que se embebe de forma plena no Windows.

Exit mobile version