Pplware

Google vai deixar de ser o motor de pesquisa padrão do Firefox

Praticamente desde a origem das funções de pesquisa no Firefox que a Google tem sido o motor preferencial e o local para onde os utilizadores deste browser são encaminhados.

Esta parceria, que tinha proveito mais que óbvio para cada uma das partes, acaba de ser terminada e a o Firefox deixará de ter a Google como motor de pesquisa por omissão.

Esta mudança vai ter lugar já em breve e terá um motor de pesquisa adaptado a cada região do globo, tornando assim a pesquisa mais livre e adaptada às necessidades de cada utilizador, de forma local.

Remonta a 2004 o início desta parceria entre a Mozilla e a Google para terem no Firefox este motor de pesquisa.

A parceria permitir à Mozilla financiar-se, através de verbas que a Google lhe disponibilizava, a troco de ter o seu motor de pesquisa sempre pré-definido.

Mas esta parceria foi agora renegociada e a Mozilla decidiu optar por outras alternativas, dando aos utilizadores uma maior abertura e a utilização de motores de pesquisa locais, ao contrário do que acontecia até agora que tinham apenas uma única global.

Como resultado desta mudança, e já a partir de Dezembro, os utilizadores Norte Americanos vão passar a ter o Yahoo como o motor de pesquisa pré-definido. Mas esta mudança vai também ser vista na Rússia, onde o Yandex será o motor, e na China, onde passará a ser o Baidu.

Nas restantes regiões ainda não existem motores definido, mas a Mozilla garantiu já que vão ser dadas muito mais opções aos utilizadores, passando a estar disponíveis 61 motores passíveis de serem usados.

No caso do Yahoo, o acordo com a Mozilla terá a duração de 5 anos e permitirá o acesso a uma interface renovada e mais simplista, focada na informação útil para o utilizador.

É de salientar que a Google continuará presente no Firefox, como uma alternativa de pesquisa e também como pesquisa no Safe Browsing e nas funções de Geolocalização.

Esta é uma jogada arriscada da Mozilla e que irá mudar muito na forma como os utilizadores usam o seu browser. Será sempre possível mudar a escolha do motor de pesquisa, mas para muitos este processo não será feito, passando a usar a oferta que o Firefox implementará.

Para a Google esta mudança terá também algum impacto pois, e segundo a Mozilla, são mais de 100 mil milhões as pesquisas que os utilizadores do Firefox fazem por ano.

Para já não se conhece ainda qual será o motor de pesquisa que será disponibilizado para Portugal com o Firefox.

Vão manter o Google no Firefox ou pretendem seguir a proposta de mudança da Mozilla?

Exit mobile version