O Google Apps é a vertente empresarial e para o ensino das ferramentas que disponibiliza para o ecossistema Google. Permite que as empresas tenham o seu serviço de email e outras ferramentas sem terem de se preocupar com a manutenção desses serviços e com a garantia associada à Google.
Para além destas duas modalidades a Google disponibilizava uma versão gratuita para pequenas empresas e outras entidades, que eram um pouco mais limitadas, mas que satisfaziam perfeitamente as suas necessidades.
Num anuncio feito no blog oficial a Google anunciou que terminou a disponibilização da versão gratuita e que apenas irá manter a versão paga.
A diferença entre as versões que a Google disponibilizava nas Apps residia no número de contas disponibilizadas e nos timings com que as novas funcionalidades eram lançadas.
Desde a sua criação que esta ferramenta, que na verdade é o agregado de várias ferramentas, que as Apps foram crescendo e as novas funcionalidades foram sendo agregadas e disponibilizadas em diversos tipos.
As versões Empresarial, de Ensino e Governamental são as versões privilegiadas e nas quais a Google investe mais do seu tempo e recursos. A versão gratuita, usada por muitas pequenas empresas e pessoas individuais, é mais limitada e oferece a maioria das funcionalidades, mas sempre oferecidas mais tarde.
Assim, e desde o dia de ontem, a Google retirou a oferta da versão gratuita das Apps, tendo apenas disponível a versão paga. Esta versão garante as funcionalidades que estavam antes disponíveis.
A partir de 6 de dezembro de 2012, o Google não irá mais oferecer novas contas para a edição gratuita do Google Apps. A edição gratuita do Google Apps também é chamada de “Google Apps Standard”.
Todos os particulares que pretenderem usar uma conta são agora encaminhados para a criação normal de contas do Gmail.
As empresas e particulares que estejam a testar as contas antes do dia de ontem podem continuar a usar e fazer o downgrade para a versão gratuita.
Se estão a usar a versão gratuita esta medida não terá qualquer impacto e vão poder continuar a usar normalmente os serviços que até agora têm disponíveis.
Os preços da versão Empresarial são mantidos (50 dólares anuais por utilizador) e as versões
A Google pretende agora continuar os desenvolvimentos das funcionalidades das Apps e garantir a melhor qualidade destes serviços.
Esta é uma perda muito grande pois a versão gratuita das Apps da Google eram uma garantia para muitas empresas e particulares de um serviço de email, de uma suite de produtividade e todas as restantes ferramentas que a Google disponibiliza.
Pode ser uma excelente oportunidade para a concorrência ganhar algum terreno e dar algum alento às suas ofertas.