As inovações da Google dão-se também ao nível do seu aspecto. Desta vez foi feito uma “lavagem gráfica” ao motor de pesquisa. Está mais agradável e funcional.
Não só a Google melhorou o grafismo como adicionou, ou tornou mais visiveis, certas funcionalidades de pesquisa que apesar de já presentes tinham modos de utilização pouco intuitivos. É mais um passo na optimização da ferramenta de pesquisa mais conhecida no mundo, virtual e físico.
As novas tecnologias hoje apresentadas e integradas estavam lentamente a ser disponibilizadas de forma menos visível ou através dos Labs da Google. Pois agora passam a estar bem visiveis e disponíveis para todos os utilizadores.
As alterações de visual foram mínimas e incidiram principalmente na paleta de cores utilizada e num restyling do logótipo. A ideia da Google foi tornar ainda mais apelativa a sua página, mantendo no entanto o minimalismo que a caracteriza.
A novidade que mais chama à atenção é a criação de uma barra de suporte à pesquisa. O left-hand panel (painel esquerdo), permite aos utilizadores aplicar um refinamento à pesquisa efectuada. Apenas é mostrada após a realização de uma pesquisa e irá agir sobre essa pesquisa.
Esta barra integra 3 tecnologias de pesquisa em que a Google trabalhou nos últimos três anos e que até estavam já disponíveis para os utilizadores, mas de forma pouco clara. As tecnologias são Universal Search, Search Options panel e Google Squared.
Passamos então a ter disponível um novo conjunto de ícones e opções que vão permitir restringir a nossa pesquisa aos tipos de informação que a Google tipifica e guarda a informação. Basta que escolham o tipo de informação pretendida e a pesquisa será afinada para esses conteúdos específicos.
Passámos também a poder filtrar esses resultados com base noutros critérios. Podemos então aplicar filtros de tempo, de proximidade ou outros. E mais uma vez esses filtros são aplicados sobre a pesquisa realizada e são complementares. Ou seja, podemos aplicar um filtro de conteúdo, de tempo e de páginas mais visitadas. Basta definir e aplicar.
O vídeo abaixo é da autoria da Google e explica de forma simples e concisa as novidades que a Google aplicou na interface do seu motor de pesquisa.
Esta alteração, como referimos acima, foi disponibilizada hoje e será nos próximos dias alargada aos 37 idiomas em que a Google disponibiliza o seu motor de busca. Uma vez que a versão portuguesa (www.google.pt) ainda não tem disponibilizada estas novidades resta-nos recorrer à versão norte americana (www.google.com) para as vermos em acção.